Se tem uma coisa que – arquitetonicamente – me incomoda é quando algumas lojas insistem em esconder suas vitrines. Como assim!? Quando elas usam de algum artifício engenhoso pra sublimar o que tem que ser SEMPRE exibido: o recheio da vitrine.
E não tem essa de conceitualidade não, deixemos isso pra galerias de artes, eu quero ver é o que a loja tem pra me oferecer, logo de cara!
Agora é lógico que não precisamos serguir o óbvio à risca. Não necessariamente com meia dúzia de manequins se faz uma boa vitrine (mas essa da Topshop tá uma graça), pelo contrário!
Existem inúmeras opções pra uma coleção e conceito serem exibidos e, principalmente, nos deixar com vontade de entrar na loja e se integrar ao ambiente convidativo (por isso que a contratação de um vitrinista é fundamental, nada de improviso).
A loja da Gap em Vancouver é um exemplo interessante desse capricho, dos manequins às sacolas invertidas. Quem não gostaria de entrar nessa loja pra saber o desenrolar (e o porquê) do conceito adotado?!
Agora se tem um cara que entende de marketing é o Marc Jacobs! As lojas dele na Bleecker st. em Nova York sempre tem uma temática que nos convidam ao consumo (e como boa turista, uma fotinho com a vitrine ao fundo!).
Ano passado vi umas 4 vitrines diferentes (daí as fotos caseiras), que sempre me passaram um tema, seja de clima de natal ou do lançamente de um produto (no caso, o perfume Lola). Enfim, me hipnotizaram fizeram querer entrar!
Sinto que aqui no Brasil, muitas lojas ainda não tem esse cuidado, há muito desperdício e mau uso do espaço. E não falo só de lojinhas de bairro, mas sim de muitas lojas famosas. Um dias desses vou sair por aí fotografando tudo de bom (e de ruim) que aparecer pela frente! Quem tiver dicas, pode falar!
Agora esse post surgiu depois que vi essa vitrine, ops, TAPUME, que está atualmente na loja da Dior da 57th st. em NY, que está em obras. Amei a idéia da Lady Dior servir de tapume de obra, na minha época de obra era um compensado reutilizado e olhe lá!
Agora um adendo arquitetônico: esse prédio da Dior foi feito pelo meu ex-chefe, o arquiteto francês Christian de Portzamparc! Essa construção já recebeu vários prêmios e foi considerada um dos grandes projetos arquitetônicos contruídos em NY nos últimos anos! Vale muito a visita!
como assim vc já teve o Christian de Portzamparc como seu chefe??? sério mesmo? preciso saber mais sobre isso!! no Rio, mesmo?
Marina, sou chique benheee
brinks
O Christian foi o arquiteto responsável pela obra que trabalhei durante 4 anos aqui no Rio, a Cidade da Música!!
Super incrível, projetão!
A vitrine da Diesel foi sencaional, ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.
Eles foram ousados e suuuper criativos.
Bjkssss
as do MJ são sensacionais! mas, alguns preços mesmo com as melhores vitrines, deixa pra a próxima HAHAHAH
http://www.fashionistasconsumistas.wordpress.com
nossa, que tudooo!!! babei de inveja boa aqui! hehehehe
bem que eu via vc falar bastante da cidade da música pelo twitter… e, realmente, que projetão!! corri pra olhar na página dele de novo! assim que ficar pronto, vou dar um jeito de ir olhar no Rio!
e ele, como é?? gente fina ou inacessível? hahaha ;)
super gente fina!!
tenho várias fotos com ele, a sala dele era do lado da minha
mas ele so vinha pro brasil a cada 3 meses, e a mulher dele é super brasileiraaa
la no orkut tem foto hehehe
bjsss
Verdade! Vitrines são essencias ! Afinal, elas não servem pra atrair as consumidoras e ganhar o cliente? Em shopping se vê muito isso… uma vitrine tentando chamar mais atenção que outras. Mas pergunto eu, porque que em épocas de liquidação TODAS as lojas deixam as manequins nuas ou só sacolas em exposição? Pode pôr grande LIQUIDAÇÃO ( SALE ou OFF não,acho apelar pro ingrêz ridiculo!) mas mostra alguma coisa!
Uma dica de vitrine ruim por aqui: A Maria Bonita Extra de Salvador VIVE com uma faixa vermelha bem grossa no meio que não dá pra ver nada e uma iluminação pobre que não da nem vontade de entrar!
Parabéns pelo blog! Beijobeijo!
Amo vitrines, fico babando com uma vitrine criativa. Aqui em SP eu sempre fico babando com as da Farm, acho cheias de bossa.
Beijos e parabens pelo Glamurama
Concordo com vc, a vitrine é essencial numa loja! Esse tapume da Dior me lembrou a loja da Louis Vuitton no Champs Elysées, que é um prédio enorme e em 2005 foi TODO coberto com uma mala gigante com o monograma. Chiqueza! ;)
Beeeijos
Bel
Lembrei de um episódio de Project Runway, acho que da segunda temporada, que os designers tinham que criar vitrines pras roupas, e o povo elegia a melhor criação. Coincidência (ou não), mas a vitrine mais criativa também ganhou como melhor roupa.
a vitrine é o chamariz da loja, acho q as marcas se esqueceram disto e nao dao mais valor! uma vitrine que amei foi a da Harrods em Londres!! simplesmente DEMAIS de criativa!!bjss
Adorei a da Gap… me deixou bem curiosa, eu entraria, com certeza!
Muito chic o tapume da Dior!
Estou apaixonada por esse post! A vitrine tem que chamar a atenção do cliente, instigando uma mega curiosidade a entrar na loja!!
Que vitrines maravilhosas! Amei a do Jacob e a da Dior!
=)
Amei as vitrines e o post mas o tapume da Dior é o que mais me impressionou!! Hahaha
Por falar nisso, você não está mais trabalhando com arquitetura?
Beeeijos
eu vi esse tapume da dior!! o maximo!!! e ameiiii essa da gap de vancouver!!! genial!!! otimo post the!! as always!!
beijaooo
mandy
Oi Thereza e leitoras do Fashionismo! Tem blog novo que acabou de sair do forno! http://www.modearoundtheglobe.wordpress.com vale a pena conferir!!
Adoro vitrines criativas mas essa da GAP fugiu completamente dos padrões criativos e foi pro padrão de loucura, n gostei n…
=1
É uma pena que aqui no Brasil as empresas não dão o devido valor que as vitrines merecem, elas são um instrumento tão importante, o primeiro contato que o consumidor tem com a marca e, mesmo assim, a gente só vê as mesmas coisas nas lojas por aqui. As imagens do post tão super lindas!
Sou louca por vitrines bem feitas também! Acho que é o espaço onde a marca pode dizer a que veio e deve ser muitíssimo bem aproveitado! No Brasil, são raras as vitrines que merecem uma segunda olhada… Uma pena!
Beijinhos!
Muito bom esse post!
Gentee, trabalho no Bom Retiro e lá as vitrines sao um ARRASO!! ontem mesmo estava danda uma voltinha e babando no cuidado com que as pessoas tratam as vitrines, mas assim o cuidado é só com a vitrine, pq o atendimento é uma droga e se vc nao tem CNPJ e IE nem adianta pq eles só vendem a partir de 12 (ou 24) pecas… aiaiai
Parece que foram os coreanos que levaram o conceito de “vitrine escandalo” para lá. Eu AMO!!
IA Meu Deus.. Produzi uma vitrini praticamente identica aquela primeira, arcoiris, para um trabalho da faculdade !!!
Eu não entendo o que faz uma pessoa tampar completamente ou parcialmente uma vitrine, afinal esse é o “cartao de visita” da loja. Eles não entendem que com tantas opções de lojas em shoppings por exemplo, obviamente iremos deixar nossa curiosidade de lado e iremos nas lojas com vitrines que mostrem algo que realmente valha a pena entrar para ver. E se o objetivo das lojas é nós deixar com dor nas costas em época de liquidação ao nos contorcermos para tentarmos ver algo entre as faixas imensas das vitrines, elas conseguiram.
Mas se tratando de vitrines irressistiveis não podemos deixar de citar as lojas Louis Vuitton, que são uma mistura do retrô com o futurismo, principalmente as do Japão!
Gostei muito do blog, com certeza visitarei mais vezes.
Beijinhos.
Ai, como eu AMO uma vitrine bem feita, bem arrumada e criativa!
AS mais lindas que vi foram no Bal Harbour shops em miami recomendo!!!vitrines de babar..!! as da 5 avenida nem se falam…..mas as do bal amei mesmo!
Como visual merchandiser e blogueira de vitrines, concordo com 100% do seu post. Por mais que a vitrine seja responsável por até 70% das vendas de uma loja aqui no Brasil ela é extremamente negligenciada. Até na Hadock Lobo, com suas lojas de luxo é possível ver piso descascando, adesivos, fios soltos… Eu adoro as vitrines da Cavalera e da Dior, claro.bjss
Nossa, acho que eu nunca tinha reparado na vitrine.. quer dizer, olhava as roupas, via se alguma interessava e saia ou entrava na loja. Mas nos conceitos da vitrine/manequins e afins NUNCA. ps: a da GAP foi a mh preferida.
Concordo em gênero, número e grau!
O cuidado com a vitrine deve começar com o arquiteto, no projeto da loja e seguir com um vitrinista, mas eu acho que a loja não pode virar escrava do mesmo. Perder vendas porque não pode mexer na vitrine é ridículo (passei por isso na Espaço Fashion)!
Minha mãe deve preferir as lojas que a vitrine NÃO me convidade, HAHAHA
MUITO legal o post :)
Oh The, é por isso que adoro o blog, sempre tão instrutivo e divertido, sem ‘post enche linguiça’ kkkkkk
Parabéns pelo post! Adorei!
Eu sou de Salvador e, acredito que ai no rio tb tem um grande problema com relacao as vitrines pq, ao mesmo tempo que elas devem ser vistas e convidadtivas, devem tb proteger (tanto a loja qto os produtos expostos) da luz solar, e poxa, eu fico besta como os arqutetos nao conseguem tirar partido desse “problema” para deixar a vitrine ainda mais interessante (tirando uma ou outra, é claro). Enfim, é so um desabafo! =]
quando estavam construindo a nova loja da louis vuitton em uma esquina da champs élysées o tapume era uma mala GIGANTE, tipo 4 andares, fiquei boba de ver pq realmente não se vê coisas desse tipo no Brasil!
Vc é uma craque Thereza, em arquitetura e como blogueira…
Trabalhar com o Christian de Portzamparc e na sequencia o Fashionismo no Glamurama…
Bjusssssssssss
Thereza,
Adorei esse post!!! e eu como também arquiteta e apaixonada por arquitetura comercial gostaria de ver mais posts sobre o assunto aqui no seu blog!
Beijooo
Vitrines deveria ser cartões postais de qualquer lugar. Bom como se diz o ditado: A primeira impressão é a que conta”( concordam?), vale sempre a pena em investir em Vitrines.
PS: The! meu new blog já esta em andamento, (adoooro) e sabe qual é a vantagem de ter um irmão web designer, heheh um blog THE BEST!
Quer ver vitrines de arrasar pelo mundo? Entra no vitrinevoyer.com, eles arrasammm
realemente as vitrines no exterior são incriveis e super chamativas…diferente de alguns lugares como o…deixa pra lá. ahh aproveitando o momento…encontrei um blog super legal…e acho q eles tem potêncial…http://blogmaterialworld.wordpress.com/
eles ainda estão começando…principalmente com a moda feminina…mais eu achei eles espirituosos!
beijos
Oi,
Adorei o post…eu sou super fisgada por vitrines…se a vitrine estiver muito chocha nem entro….adoro!!!!Sou fissurada nas vitrines de NYC por que ela mostram as roupas enão são tão conceituais quanto Paris por exemplo…..Faltam belas votrines no Brasil!!!!
Bjks
A pernambucanas da minha cidade (podem rir, mas é uma das unicas lojas de departamentos daqui) apostou numa vitirne (não era exatamente uma vitrine, mas manequins na entrada da loja) com tendencia militar. É a primeira que vi ela fazendo algo desse tipo, e eu fiquei boba. Tive até vontade de fazer parte da equipe criativa da loja rs.
Thereza, fugindo um pouco do assunto do post: tenho duas sugestões-pedidos de posts: com o combinar prata e dourado e marrom e preto.
beijos e sucesso!
as vitrines da Topshop sempre são lindas *-*
a minha mãe que fez decoração sempre fala sobre a questão da vitrine, qndo ela passa em lojas e está feio, ela já vai falando.. HAHA
beeijo;*
que lindoooo seu cantinho!! e vc escreve que é uma beleza!! eu não tenho essa santa ”pasciência”hahaha
shirley lahti.
Olá Tereza, participei de uma temporada trabalhando na Farm e uma coisa interessante que eu escutei numa palestra do próprio dono da marca é que agora existe um novo conceito de vitrine, não ter vitrine! Tanto que todas as lojas foram reformadas para retira-las. Vale a pena conferir quando vc for fazer sua pesquisa por vitrines de lojas aqui no Brasil =)
Beeeijo
Adoro vitrines, se não me chamar atenção pra algo eu nem olho o nome da loja.Já passei reto de lojas famosas pq não fui com a cara da vitrine.
Um dos trabalhos que eu quero é vitrinista, deve ser um sonho ^^
Com certeza a vitrine é um dos itens mais importantes para o sucesso de uma loja.Isso que atrai o cliente…
Amei o post…
Bjus*
Oi Guria!
Passei pelo teu blog e adorei!
virei seguidora…
passa lá no meu ;)
Beijos
http://camilinhavrosa.blogspot.com/
Eu não sei se vc já viu mas tem um blog de vitrines (vitrinevoyeur.com) que tem cada vitrine escândalo!
adorei o post
Thereza, concordo plenamente com tudoo! Grandes lojas às vezes se escondem atrás de más vitrines e agente acaba por nem entrar mesmo! Mas quando a vitrine é convidativa a conversa é outra! beijosss
Adoro essa criatividade durante as obras! Quando eu fui a Paris, em 2004, a Louis Vuitton da Champs Elyseés tava sendo construída/reformada/expandida (não sei ao certo). Eis que durante a minha andança eu me deparei com uma bolsa LV de cerejinhas IMENSA: era aquela rede de proteção que ‘envolve’ o prédio toda estampada como uma bolsa. Tava lindo e me deixou com mais vontade de visitar a loja quando ficasse pronta (o que não deu tempo de fazer =/). Foi um dos marcos da viagem! haha
Ih, 2004 não. 2005!
Adoro vitrines.
Hoje fui pra Porto Alegre trabalhar e vi que a vitrine da M.Officer de lá é totalmente diferente da de Floripa. A daqui é bonita, bem cuidada, e a de lá é tudo jogado, mal pensado, não valoriza as roupas… faz uma diferença!!!!
Beijos
Manoella
in-vestindo.blogspot.com
aiiin eu amei todas, principalmente a da Dior!
amei o blog também! :**
oioi vim aqui divulgar o aicansei.com
Brechó/loja online com novidades todos os dias!
Confira!
Duas vitrines que sempre acho lindas são a da FARM e da Dress To!
obrigado pelo post! meu tcc é sobre vitrinismo!
nossa, super concordo com vc, Thereza.
como consumidora, se a vitrine não for apelativa, nem me dou ao trabalho de entrar na loja.
e como profissional -sou produtora de moda- sei exatamente o que esperar da coleção ao vê-la retratada na vitrine, o que me poupa tempo na hora de fazer alguma produção.
mas me alegra muito ver que, cada vez mais, as marcas tão se preocupando com a parte de visual merchandising das suas lojas (e não só com as suas vitrines).
concordo que vitrine bem feita e de acordo com a proposta da coleção é ótimo, mas se o resto da loja não acompanhar, não adianta, né?! e nem precisa mudar toda a decoração, não… mas dar certas ‘pinceladas’, pra ambientar melhor as araras.
gosto muito das vitrines da maria filó, leeloo, dress to, mara mac, zara, avec nuance, entre outras.
uma que me chamou bastante atenção é a da via mia, principalmente a da loja do rio sul, que tem formigas liiiiindas subindo pelas paredes. o tema deles é pic nic. suuuuuper vale a pena dar uma olhadinha básica!
ah, e realmente adoro seu blog.
(desculpa pelo texto, me empolgo um pouquinho demais!! :-D)
Thereza, concordo muito com vc !
As lojas mais finas da minha cidade não aproveitam NADA as vitrines, e não é por falta de espaço ou dinheiro… deve ser falta de idéia!
Beijão pra vc
Estamos nos especializando também em criação e desenvolvimento de vitrines. Achamos isso sensacional
As Vitrines é uma ciência, retrata o reflexo social da economia e das mercadorias, sua apresentação tem uma plurissignificação muito abrangente que não limita sua temática, há muitos espaços dentro da Arqueologia do Urbano, para serem exploradas com o conceito de vitrine. Infelizmente não muito explorada entre nós.
Curtam nossa página com dicas bacanas de vitrne e fique antenado com as últimas tendências de VM!
https://www.facebook.com/VitrineDeModa
Sem dúvida alguma uma vitrine bonita é muito importante para a loja.