Qual é a sua revista de moda favorita? A minha é a Vogue Paris! Carine Roitfeld e Emmanuelle Alt fazem um trabalho incrível, elas estão sempre à frente, são sarcásticas, irônicas, sexyerótica e com um bom gosto raro. A VP é imbátivel, ousada, admirável e sempre com um senso visionário.
Pra celebrar esse ano marcante (Esse mês foi o último sob o comando de Carine), um pouquinho de história que começa lá na década 20. A revista foi lançada em 1920 e passou por uma fase semanal, até encontrar seu rumo mensal. A primeira editora de moda foi Edna Woolman Chase, que também cuidava simultaneamente da Vogue América e Inglesa.
Agora repare com os anos 30 são mais tímidos, provavelmente o fator-modelo-na-capa não fosse tão marcante ou necessário, daí as fotos eram mais discretas. Na década de 40 a revista ficou fora de circulação porque houve aquele acontecimento… a 2a Guerra Mundial.
E no seu retorno na década de 50, foi celebrado o auge do glamour e a consagração daqueles famosos estilistas que tanto ouvimos falar, até hoje. Lógico que são flashes da moda andando de mão dadas, mas a visão-Vogue-Paris é sempre mais atraente.
E parece que foi na década de 60 que a ousadia invadiu as capas (e recheios) da VP. Uma graça essa primeira capa com esse “chapéu”, mas por incrível que (a fofura) pareça é arte do fotógrafo Helmut Newton, mestre na fotografia de nú artístico (e elegante, bien sur).
Depois disso, os anos 70 foram invadidos por golden girls, só fazendo carão e nada mais (o que já é bastante suficiente). Brigitte Bardot e Verushka, top models soberanas naquela década incrível, uma das minhas favoritas.
Os anos 80, a gente sabe, foi o ano mais cafona, porém o mais divertido de todos e sobrou até pra VP (como veremos abaixo). Mas com o passar dos tempos a revista se tornou avant-garde, sendo referência máxima pros mais fashionisticamente letrados e a evolução de suas capas só nos mostram essa força e poder.
E com a chegada da década 00, sob a tutela de Carine (e com centenas de editorias de Emmanuelle), a revista se afirmou como a mais referencial para o mercado. Se a Vogue de Wintour é repleta de celebridades, a de Roitfeld tem ubber-modelos (muitas vezes nuas) mostrando o que iremos usar em uns 3 anos. E porque não capas com Madonna, Paris Hilton e (a soberana) Kate Moss para todos os gostos. Coisas de Vogue Paris.
Mas como nem tudo são flores no reino do champagne, olha que cafonamente incrível essas capas lá do início dos anos 80? Não precisamos dizer que o mundo todo foi corrompido por essa onda de exagerismo, mas VP estava inspirada, especialmente nas maquiagens.
Esse batom rosa intenso cintilante, essas combinações inusitadas, excessos, confesso que acho o máximo (teoricamente falando)! E pode dizer que você ficou tentada por esse primeiro batom, vai!
Gostaram do post cheio de fotos históricas? Tô com um assim da Vogue Itália no forno, quem sabe posto logo ;D
Amei o post! Pena que vogues internacionais não chegam aqui :/ Queria a Paris pra treinar meu francês.
Adorei esse post. é sempre bacana e engraçado olhar para passado e ver comos fomos e onde estamos!!
Estou ancioso pelo post Italia. Come on!!!rs
beijos
L.F.
http://www.btreschic.blogspot.com
A Vogue Itália é a minha favorita! faz logo siiiim :))
sempre bom ler esse tipo de post num mar de looks do dia!!!! adoro the!
beijao
Poxa Thereza, adoro esses posts históricos! Faz aí da Vogue Itália logo!!!
Tô fazendo um blog (me inspirei depois do seu post “como fazer um blog”) e tô até querendo postar umas coisas suas… com os devidos créditos claro!!
Mas o blog chama desinteligênciaonline e acho seus posts tão inteligentes que não tô nem afim de colocar lá… hehehehe
Adoro Fashionismo!! Beijos
Adoro a vogue, pra mim é a melhor revista….ela sempre supera!!!!
http://www.lamademoiselle.com.br
Nó, tem nem comparação né! as primeiras Vogues eram bem pobrinhas né, perto do glamour de hoje…adoro posts historicos!!!
beijo
http://melnomundodamoda.wordpress.com/
@melmundodamoda
Ebaaa! Adorei o post! Quero mais, The! Lembro q a algum tempo mandei email pra vc pedindo post c suas indicações de revistas e livros de moda… :)
e as sobrancelhas anos 80? Com ombreiras, broche e cabelo selvagem, quem precisa de pinça? haha =D
nota: Kate moss não envelhece nunca! O que será q ela usa antes de dormir né? Hehe
Ai, adorei! que diferença das primeiras pras de hj…
Bjs, Tati
http://loveshoesblog.wordpress.com/
@loveshoesblog
olaaa… adoro seu blog, sua noçao de moda/modelo… seu bom senço!
hahahaha, mas acredito que faltou uma capa da gisele bundchen ai no meio… ja que voce usou ”ubber” e até pq a 1ª capa da Emmanuelle Alt como editora-chefe vai ter ela como foco… hahahaha…
queria pedir que voce fizesse um post sobre ela e seu estilo… ela diz que prefere os confortaveis mas da pra notar que mesmo na simplicidade há uma nocao de moda!! obrigadaa Thereza!
beijoo
Aonde eu compro a Vogue Paris aqui no Brasil?
Ou tem algum site que disponibiliza os editoriais ?
bjs, amo esse BLOG!
Raffa, qualquer loja – tipo banca – vende, mas em muitas bancas mesmo tb vende.
Infelizmente uma VP nao é tao barata como uma vogue america, que hoje em dia custa 18 reais, enquanto a vogue brasileira ta 12, entao quem sabe um dia a VP fica mais barata!
Muito bom, The. Tu sempre consegues superar as nossas expectativas em relação ao blog. Gosto muito dos teus posts, pois são diferentes e inusitados. Acho ótimo o teu senso de humor, e posso afirmar que este fator me cativou muito, pois me identifiquei imediatamente (além do carinho pelo assunto moda)!
Beijos.
P.s: as leitoras também contribuem com comentários ótimos!
Ameiiiii o post sobre a evolução da Vogue, se fosse um trabalho para a facul de moda,”10″ seria pouco p vc!!! Parabéns!
ADOREI, The! Gosto mt desses posts “históricos”! Rs! Beijos
Adorei o post. Acho super demais ficar sabendo da história dos nossos veículos de moda favoritos. Ah, e claro que super fiquei tentada pelo batom! =P
tá ai gostei dos 50, sempre amo anos 50 na verdade…hehe
Incríveis. Fique apaixonada pelas revistas dos anos 30. Muito ricas. *-*
Nossa Thê, amei :))) Acredita em inspiração coletiva? Eu sou viciadíssima em revistas de moda e coleciono Vogue e Elle, daí essa semana pensei em fazer um post no Blog sobre as capas… Mas você foi mais rápida! hehehe
Parabéns, amei o post!
Beijocassss lindona.
http://www.didimaia.com
@didimaia
Adorei Thê!
Cara Tereza Chammas,
Muito obrigada mais uma vez por fazer este blog interessante a cada dia!
Ótimo post!
Excelente post!
tô doida pra ver as fotos da Vogue Itália!
bjss
Adorei o post!
Me divirto vendo as capas de revistas, adoro ver a evolução. A maioria das revistas de moda, quando no começo, não costumavam usar modelos, acho que era da época. Adoro a perfeita imperfeição das mulheres dos anos 60 e 70, não tinha photoshop heheheh adoro a cafonice dos anos 80 com suas maquiagens pesadas!
beijo
Ameiii o post Thê, mtoooo bom… vc escreve suuuper bem!
moda tb é cultura neh?!faça mais post’s deste estilo =) vc arassaaa
Bjusssss
pena que carine tenha saido, espero que a próxima arrase tanto quanto ela…bjs
Adoro a capa com a Linda Evangelista.
http://www.streetstylebystela.blogspot.com
vi umas vogues de fora para vender em uma banca aqui na minha cidade e fiquei assustada com os preços..coisa para lá de 50 reais..aff..
vou aproveitar que estou indo viajar para comprar muitas! rs
beijos
http://trisbrasil.blogspot.com/
Adoreiii o post !!! Realmente Carine arrasa , agora vamos ver Emannuele Alt, mas com certeza não vai deixar por menos e vai dar show tb!!!
Hoje no blog : Esmaltes Essie !!!Passa lá conferir:
http://blogtipsandtrends.blogspot.com/
beijos
Ma Amorim – Blog Tips and Trends
Realmente a Vogue Paris é a melhor. De todos eu acho a mais fashion, a US é muito focada em vender-vender, uma vez li que americana vendia mais de 3 milhoes de exemplares e a VP vende somente 200 mil exemplares. A Carine ate comentou e disso algo +/- assim: o objetivo da VP nao é vender, e sim fazer moda.
Adorei o post
<3
Olha só, depois de mais de um ano de visitas diárias, consegui ser a primeira a comentar!
Tão legal essa “viagem no tempo”, as comparações das revistas em cada década, se na capa a gente já vê a diferença, imagine os editoriais recheados de roupas e tendências da época?! Acho demais esse remember…
Parabéns pelo post thê, beijão
Amei o post, compro minha Vogue todo mês, mas na versão nacional mesmo… rsrsrsr… me diverti com as capas dos anos 80… que cafonisse!!! :))
Vou ficar aguardando o post da Vogue Italia.
Bjos
http://www.blogdadonamaricota.blogspot.com/
Adorei o post!
Esperando pelo post da Vogue Italia!!!
Parabéns pelo site, sempre me sinto tentada a comentar mas nunca comento!
oaskaopsk
Acho seu ponto de vista e seus posts incríveis *-*
e sim, o Chuck é lindoo *—*
beijos mil ;*
Nunca comento, mas amei tanto o post que tinha que parabenizar o seu trabalho! Adoro o blog! Um dos melhores, entro sempre! Parabéns!
Adorei o post! To esperando o da Vogue Italy!
Oi Tereza (ou alguem)
sabe se consigo comprar a VP como aplicativo para o IPad?
Obrigada e parabens, Cynthia.
hmmm Cynthia, boa pergunta rsrsr
eu não sei pq ainda não sou adepta ao Ipad ;((
Mas se alguma leitora souber, pleaseee
Adoro essas coisas “históricas”. Adorei o post!
Tb amo a Vogue Paris, meu sonho de consumo é ter uns – muitos – numeros antigos. Mas a impressao que eu tenho é que as francesas nao gostam muito dela. Quer dizer, elas nao gostam da Carina. Pelo que eu escuto et pelo que eu leio, elas acham a Carina muito vulgar. Antes eu levava as minhas vogues pra ler no liceu, mas te tanto as meninas falarem que so tem coisa de salope eu deixei de levar. Acho as francesas muito conservadoras, e nao muito femininas, deve ser por essas frescuras. (Mas claro que tem as excessoes.)
Adorei o post! Divertido na medida certa e cheio de conteúdo. Voto a favor de mais posts como esse! Já estou ansiosa pelo da Vogue Itália
Tks cAROL!! Tb amo post assim ;))
Olá Thereza, sou Andressa Fernandes, jornalista da revista Kappa de Araraquara, interior de São Paulo e escrevo porque vi essa postagem de 2011 sobre as capas da Vogue Paris. Gostaria de saber se pode me ajudar. Vou fazer uma reportagem sobre o estilista José Nunes, que estampou muitas paginas da Vogue Brasil nos anos 60 e 70. Se você tiver alguma revista com o trabalho dele, poderia me passar? Não encontro nada na internet. Sei que a número 82 tem uma noiva dele na capa. Entrei com contato com a Vogue e eles vão tentar levantar estas imagens para mim, porém, como ela foi vendida da Carta Editorial para a Editora Globo, o arquivo está nas mãos de não se sabe quem rs… Bom, espero que veja meu e-mail e possa me ajudar. Obrigada e até.
Andressa Fernandes