Quando ídolos da moda como McQueen e YSL morreram, prestei minha homenagem por aqui. E com o falecimento do Oscar Niemeyer, me sentiria alienada se não falasse desse gênio e meu maior ídolo da arquitetura. É mais do que falar ou tentar relacionar com a moda, mas é reconhecer seu legado e deixar registrado sua importância.
Lembro que em 2001, no primeiro período de faculdade fiz um curso de 1 mês com ele onde o tema era: Ele. Falar da vida e experiência dele, imagina a emoção da novata? Certeza que valeu muitos períodos da faculdade e só nos certificou que a arquitetura era o caminho. Ok, não sabia que iria encontrar um blog-de-moda no meio, mas se deixei a arquitetura – profissionalmente – de lado é porque sei que se nada der certo, no dia seguinte a vida de arquiteta continua, e muito disso se deve ao Oscar Niemeyer e seu exemplo máximo da profissão.
Aproveitando a lembrança, resolvi compartilhar 5 de suas (centenas!) obras mais marcantes. Variei de cidade e propósito, mas sempre lembrando sua genialidade, traço perfeito e impacto urbanístico, porque você pode até não ligar pra arquitetura, mas qualquer um consegue identificar – e admirar – um Niemeyer legítimo. ;D
Impossível não começar com Brasília. O cara projetou uma cidade inteira! Pra qualquer estudante de arquitetura (do mundo todo) isso é exemplo e admiração máxima, tive sorte de visitar a cidade no último mês e agora a vontade de voltar aumentou ainda mais. Entre as dezenas de projetos por lá, cito a Catedral como a mais marcante, do seu exterior impactante ao seu interior repleto de referências e detalhes incríveis. Brasilienses tem sorte de morar num projeto de Niemeyer.
E onde Niemeyer morou? Ele projetou a Casa das Canoas que fica em São Conrado e que diz muito sobre seu perfil arquitetônico, de traços marcantes e modernistas. A casa é um exemplo de arquitetura orgânica (que integra arquitetura com natureza, sempre respeitando-a, vide a linda Casa da Cascata, sempre comparada à das Canoas) e para nossa sorte está aberta à visitação, quem vier de fora do Rio precisa conhecê-la e cariocas também!
Mais um projeto emblemático de Niemeyer! O Museu de Arte Contemporânea em Niterói foi muito criticado no início, mas depois todos compreenderam e passaram a admirar curvas arrojadas e polêmicas, porém únicas. Depois disso, o museu se tornou roteiro oficial de turistas (e não-turistas) e menção honrosa para Niterói que tem outros projetos interessantes de Niemeyer.
O Complexo da Pampulha é um local que não conheço, mas não deixo de ficar admirada especialmente com a igreja! Projeto inovador e ousado, provavelmente na época, assim como o MAC, deve ter vivido seus dias de polêmica (gênios são sempre polêmicos e pensam a frente do seu tempo), mas hoje o que fica são esses traços marcantes, pinturas de Portinari e jardins de Burle Marx, aliás, esse era um trio constante e de projetos incríveis (vide o Ministério de Educação aqui no Centro, outro projeto importante e um dos seus primeiros, junto com Lucio Costa).
Ok, vamos finalizar com um pouco de moda! A Bienal é um dos projetos de Niemeyer dentro do Ibirapuera e palco do SPFW. Quem já foi sabe que o local é impressionante e síntese do trabalho dele. Das curvas sinuosas aos itens clássicos do modernismo, mais uma marca de Niemeyer pra gente ter sempre no nosso cotidiano e lembrar da sua genialidade.
Poderia me prolongar e falar de outros projetos incríveis dele no Brasil e mundo todo, mas selecionei esses 5 que dizem muito sobre ele e que fazem parte do seu incrível legado. Triste com sua morte, mas grata de saber que ele foi e sempre será um ídolo reconhecido, aclamado e homenageado em cada traço dos seus 104 anos de vida. Agora eternizado!
Me contem o projeto favorito de vocês do Oscar Niemeyer ;)
Ah, estive no auditório Ibirapuera outro dia e, como nunca tinha ido, fiquei maravilhada :) É uma honra um parque tão importante de SP tem obras dele!
Um dos projetos dele que eu mais gosto é a minha escola, ela foi bem projetada e muito bem pensada. ;)
Que linda homenagem, Thê! Niemeyer era querido por todos. Bom, ele projetou a Estação Cabo Branco em João Pessoa – PB, imagino que você não tenha ouvido falar, porque João Pessoa é uma cidadezinha que não é turística, apesar de ser capital da Paraíba (estado de meu pai e minha família toda por parte de pai), eu sou de Salvador e sei que nem aqui no nordeste ela é muito conhecida. Se já conhece, que maravilha rsrs! Essa Estação de Ciência e Cultura é muito linda.
http://www.lenhs.ct.ufpb.br/seminario/wp-content/uploads/2010/04/estacao2.jpg
http://www.diariopb.com.br/wp-content/uploads/2010/12/Esta%C3%A7%C3%A3o-cabo-branco.jpg
Beijo :)
Sou de Niterói e sem MAC não existe praticamente nenhum SIMBOLO de níterói!! Cresci visitando o MAC e sempre que vou la é uma admiração diferente.. a mistura da vista da beleza do rio com a arquitetura casou perfeitamentee!! Grande gênio!
Sim, realmente são obras lindas. Mas pra quem mora em Brasília até se esquece de admirar a beleza quando entra nos ministérios abados ou tem que fazer o simples ato de atravessar uma rua (imensas e sob o sol escaldante de Brasília torna-se um verdadeiro martírio). A cidade foi projetada para aqueles que tem carro. Acho que pensar apenas na beleza dos prédios e se esquecer das pessoas que os usarão foi o grande problema de Niemeyer.
Amo a casa das canoas!
#RIP
E o Brasil fica um pouco mais pobre… :(
O memorial da América Latina ! Para nós paulistas, é uma grande referência deste gênio..
Ver as obras de Oscar por fotos não se compara a emoção de as ver pessoalmente. Quando visitei o Museu do Olho em Curitiba pude perceber a proporção da grandiosidade do que este cara produziu pro nosso País. Vãos enormes, curvas instigantes… A sensação é inexplicável! Como estudante de Arquitetura, favorito todas as obras, mas o MAC me fascina muito, dentro de todo o contexto em que foi construído, não só pela forma.
Beijos! E Parabéns pela homenagem ao nosso grande Mestre.
Faltou aí o museu do olho (MOM) em Curitiba. É um dos mais recentes, se não me engano, e bem bonito.
Acho que faltou o museu do Olho em Curitiba.. :(
Faltou muita coisa, mas não poderia colocar tudo, com isso acabei escolhendo 5.
Eu amo a bienal!! É um espaço que espressa muito bem a essência do traço do grande mestre!! Moderno e cheio de bossa..
Tenho uma matéria no blog sobre o trabalho dele..
http://www.blogtudodamoda.com.br/wp-content/uploads/2012/01/oscar.jpg
Bjs
Também senti falta do Museu do Olho (Museu Oscar Nieyemer). Dentre as (poucas) obras que já visitei dele, é uma das mais impressionantes.
Oi Thereza!!! Aqui em BH além do complexo da Pampulha temos várias outras obras de Niemeyer… eu mesma estudei em uma escola cujo o prédio foi projetado por ele, tem o conjunto JK, o Edifício Niemeyer na Praça da Liberdade que contrasta com a arquitetura clássica dos demais prédios de forma harmoniosa e linda, dando um charme todo especial à praça, além de um dos mais importantes e grandiosos trabalhos realizados por ele nos últimos anos de vida que é a Sede Administrativa do Governo de Minas, quem chega em BH vindo do aeroporto internacional logo se depara com o conjunto que possui a maior estrutura suspensa do mundo… um orgulho para nós mineiro… acho que vc deveria vir correndo em BH conhecer estas e outra lindezas da minha querida cidade… BH é imperdível e eu uma orgulhosa Belorizontina hahahaha!!! Enfim Niemeyer é um dos responsáveis pelo charme da minha cidade e fica nossa homenagem!!!! BJO!!!
“Quem sabe agora as nuvens nao tenham outras formas?”. Li essa frase ontem e me emocionei. Niemeyer é motivo de orgulho para todos nós. Que vá em paz :)
No meu primeiro ano cursando arquitetura fizemos uma excursão e nessa viagem conhecemos de perto as obras desse mestre. Brasília, Pampulha estão entre as minhas preferidas. Aaahhh o que é essa capela de Pampulha?
Foi um grande homem, fica pra vida suas obras.
Obrigada grande gênio da arquitetura.
Fica com Deus.
Aqui em joao pessoa-PB tem a estaçao ciencia,que é muito bonita!
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSCG8pUBOiEZ1RyTo6OqBoj8CVnAvcpE2YOKZtL-7o6u6Gex9hJ
Me reconheço nas suas palavras ” Triste com sua morte, mas grata de saber que ele foi e sempre será um ídolo reconhecido, aclamado e homenageado em cada traço dos seus 104 anos de vida. Agora eternizado”
Ele em si era, é meu preferido!! Pelo post
Poisé Sol, tem tantos ídolos que morrem e não sao tao reconhecidos em vida, lembro que o próprio michael jackson era tão criticado anos antes de sua morte que depois que morreu virou/voltou a ser ídolo, uma pena. Mas ainda bem que ON foi sempre reconhecido e celebrado ;)
Acho o MAC incrível!! A sensação que você tem ao estar dentro dele é única!! Eu me senti sobre o mar, fantástico!!
Mas a maior obra dele foi a vida, sempre praticando e pregando a solidariedade, ajudando todos à sua volta e valorizando a vida em todos os seus aspectos. Ele estimulava as pessoas com quem trabalhava a estudar filosofia, literatura, sociologia, etc. Entendia que era preciso conhecer a vida e não só a arquitetura. Talvez por isso, seus projetos sejam tão orgânicos…
As construções vão ficar, mas não se pode esquecer as muitas outras lições que ele deixou!!
Bjs,
Letícia
Falou tudo Leticia, certeza que ele ia muito além da arquitetura! bjuss
Tadinho, o Brasil perde um grande ícone né?! As obras aqui de BH são linda lindas! Pena que algumas estão mal conservadas..
Ola, adoramos seu post, no nosso site tem muitas frases do grande Oscar, confira :
http://www.quemdisse.com.br/
Att Quem Disse
Eu admiro muito Oscar Niemeyer, e quero seguir o exemplo dele como profissional, desde pequenininha quero ser arquiteta passaram-se alguns anos e eu não mudei de ideia, agora com 14 anos já estou me preparando para um concurso na área.Gostei muito do seu blog! Beijos!
Que legal, Maria! Bom ver meninas novinhas tao focadas já, faz bem!!
Acho triste ver uma arquiteta falando que ele projetou a cidade de Brasilia… O projeto urbano é de Lucio Costa!!! Niemeyer projetou vários edifícios na cidade, e participou do projeto urbanistico, mas nao projetou Brasilia, como várias pessoas afirmam.
Barbara, fica triste não hehe é lógico que eu sei que o projeto urbano é do Lucio Costa, mas o Niemeyer também é um dos responsáveis da construção e projetos, e como preciso ser sucinta pro post n ficar mto grande e tecnico, não posso entrar em detalhes e diferenciações da questão urbanistica da arquitetonica, de um modo geral, niemeyer foi muito importante pra cidade (senao ele nao seria velado la hehe)
bjs!
Não é apenas por ser belorizontina, mas a igreja da Pampulha é uma coisa de linda!
E não é apenas por ser fã de Tom Jobim que chorei até lendo esse texto do Chico Buarque, que homenageia ON também : http://comtrapondo.blogspot.fr/2006/01/casa-do-oscar.html
Você já conhecia, Thereza?
Nao, Luiza! Que lindo! obg por compartilhar ;)
The, adorei a homenagem!
Mas faltou o museu do Olho, em Curitiba, que é simplesmente incrível!
Bjos
é lindíssimo mesmo, mas tive que ser sucinta!! dai foquei no museu de niteroi apenas ;))
Adoro quando vc fala de arquitetura no blog, Thereza!!! Faço faculdade de arquitetura e adoro moda… acompanho seu blog quase todo dia, então me identifico muito com vc, ainda mas quando vc faz esses posts.
Oscar Niemeyer é um dos meus ídolos da arquitetura e acho que por mais que ele tenha morrido “de corpo”, ele sempre vai continuar vivo através das suas obras geniais.
Aaaamoo leitoras arquitetas tb ;)))
Moro em Brasília e pra mim é gratificante passar pela esplanada todos os dias e sempre me admirar com as obras do cara!
sou fã do museu redondo e que serve de palco pra uma galera que dança pendurado em cordas de rapel, muito legal vou deixar o videozinho do youtube pra quem quiser ver aquii – http://www.youtube.com/watch?v=m9pNWYRmWCQ
e enfim, gosto do MAC e finalmente o meu favorito é o edificio COPAN, aquele em forma de S lá em SP, é lindo, cheio de estilo, iconoclástico e eu sonho em morar lá! hahahahaha
The, amei seu post assim como amo todos os outros! BEIJO
Deve ser incrivel mesmo passar pela esplanada e ver todas essas obras reunidas assim, é tao suntuoso e impressionante, qdo fui, fiz o passeio de madrugada e fiquei encantada ;))
Amei a homenagem, The! Estou no primeiro ano do curso de arquitetura e estou amando, o pessoal todo da facul está postando homenagens ao Niemeyer, grande mestre!Não vejo a hora de conhecer Brasília, beijos!
primeiro ano é o mais delicioso, APROVEITA!!!
Serio que ele era seu arquiteto preferido, the? Sei la, fiquei apaixonada pelo Gaudí depois que fui a Barcelona, acho que ele pensava mais na engenharia e os projetos dele sao mais funcionais, sem contar que ele planejava até a maçaneta da porta hahaha. Mas tambem admiro mto O Niemeyer, a cidade administrativa aqui em Belo Horizonte (novo centro do governo de Minas) foi um projeto que ele fez quando ja estava com 90 e tantos anos e é linda!
Catharina, no brasil adoro ele e Ruy Ohtake, mas no mundo, ainda vivo, sou MUITO fã do Tadao Ando, acho ele incrivel e meu projeto final foi todo isnpirado em suas obras. Outro que segue o perfil do niemeyer e já morreu, é o frank lloyd wright, outro mestre.
Gaudi sem palavras tb, acredita que nunca fui à Barcelona? Preciiiiso conhecer a cidade hehehe
bjuss
com certeza o Brasil todo está mais triste hoje. Eu admirava ele, era um batalhador, um comunista (talvez o último?), um sonhador…
que sabia construir coisas belíssimas como ninguem.
beijos,
http://www.monicamodas.com
Me orgulho de morar numa cidade praticamente projetada por ele. Brasília é puro Oscar Niemeyer! :-)
Aqui na entrada de Belém, temos uma obra dele O memorial da Cabanagem! Sou advogada e não entendo nada de arquitetura, mas acho que Niemeyer não estava muito inspirado quando o fez! Talvez a obra seja má vista por se situar em local de maior trânsito da cidade e falta-lhe conservação!
Conhece a obra Thereza?! Dá um Google!
Nao conhecia Carol, mas fui dar um google e realmente nao é dos mais bonitos hehe, nao fui ler a historia e conceito, mas olhando assim de primeira é meio agressivo né? obras em concreto armado tem muito disso! bjuss
Fiquei muito triste quando soube da morte dele… Ano que vem é meu ultimo ano na faculdade de Arquitetura, por isso sei o quanto ele é importante para nós estudantes. Moro em Anápolis-GO, cidade que deu suporte quando Brasilia estava sendo construída… Muita gente diz que foi Niemeyer quem projetou Brasilia, mas só lembrando que quem projetou a cidade foi Lucio Costa e os edificios foi Niemeyer…
Isso, Luciana! O Niemeyer acabou levando mais ‘fama’ que o Lucio Costa, que inclusive é tao incrivel quanto, moro num bairro (barra) que ele tb fez o plano piloto e moro na rua c nome dele hihih
(ai que vergonha dessas meninas que dizem Museu do Olho. ¬¬ aquilo nem é um olho pra começar. É uma bailarina e se chama Museu Oscar Niemeyer – MON <3) Beijos, The! Adoro seu blog!
Sabine, acho que é um maneira popular de falar, tipo um apelido que virou hábito. o mac parece uma espaçonave, mas nem é hehe (duh) e tem gente que chama assim tipo carinhosamente bjuss
É por isso que gosto do seu blog: vc fala de moda, comportamento, seriados mas também homenageia Niemeyer! Ótimo texto! O Brasil e o mundo perderam uma grande pessoa :( Eu sou de SP e gosto muito do Copan, aquele prédio é único!
Tks Clara, se é tipo papo de amiga, amiga fala dos gatchenhos, modas, compras e do que acontece por aí ne ;)
eu acho o Copan lindíssimo tb!!
Moro em Brasília, sou brasiliense e não acho nada de incrível. Não vou negar q o cara é bom, grande, e que algumas coisas são bem bonitas, porém não gosto muito das formas do interior de tudo o que ele faz. Ele me parece muito mais ligado a estética do exterior do prédio e esquece o que tá por dentro. O Museu Nacional Honesstino Guimarães, daqui de Bsb, é um exemplo do que eu falo, e falo como aluna de Museologia, que o espaço interior é quase que primordial para o nossos estudos. Nunca fui muito fã dele, quando entrei no curso meio que tomei uma raivinha, mas Brasilia é mais um problema criado por Lucio Costa. Mesmo assim, adorei o post!
O meu favorito é o museu do olho, em Curitiba. As curvas, a iluminação, a sensação de estar em um lugar tão diferente, mas ao mesmo tempo dentro da própria cidade. Na minha opinião, este é uma das obras mais marcantes deste grande arquiteto :)
Tenho a sorte de estudar numa universidade projetada por ele (UENF). Era realmente um gênio. Tanto o hospital veterinário , quanto o centro de convenções da minha universidade são impressionantes !
Adorei o post em homenagem a Oscar Niermeyer, sou Arquiteta tb e admiradora dos trabalhos dele!!! bjaoo
Adoro o edifício Copan e conjunto das obras no Parque do Ibirapuera em si, a forma com que elas não interrompem o ambiente e propósito do espaço. 104 anos e uma herança importantíssima, parabéns pelo post!