Poisé, envelhece! Já tínhamos meio que tocado no assunto no post capilar sobre os perigos do shampoo #drama, mas li uma matéria bem legal na Allure (<3) e fiquei impressionada como um simples fio de cabelo pode sofrer com a idade!
Se você acha que o sinal de envelhecimento capilar está naquele fio branco que surge lá pelos 30 e poucos anos, esse é apenas o primeiro sintoma, o tal do envelhecimento vai bem além disso.
Tudo começa lá pelos 40, quando depois de um ou outro fio branco (se sua genética não for boa, acrescente dezenas) o diâmetro do seu fio começa a diminuir, AKA, seu cabelo vai ficando mais fino e ralo, e não tem Moróca que resolva, acontece e pronto.
Eles chamam isso de miniaturização capilar, pesquisei sobre o tema e para homens é a tal queda de cabelo, mas para nós significa um fio mais flácido (juro!) e com tendência a quebrar, coisas da idade.
E depois dessas duas fases, acontece o pior, o couro cabeludo passa a produzir 40% menos óleo, se você acha isso bom, eles dizem que não, pois esses tais óleos tem lipídios hidratantes fundamentais pra proteger o couro cabeludo, e sem eles, nossas madeixas ficam sem vida e com frizz.
O engraçado da matéria é que eles falam que tudo isso acontece com mulheres que vivem de secadores e chapinhas, bem como as que “vivem na caverna”, ou seja, não temos pra onde fugir.
Ok Thereza, você despejou um monte de problemas na minha cabeça (literalmente falando hoho), mas qual é a solução? Como prevenir tudo isso?
A regra é clara, devemos nos inspirar nos tratamentos e ingredientes que usamos para o tratamento da nossa pele. Se buscamos produtos anti-idade pra pele, a premissa do cabelo é basicamente a mesma. Produtos umectantes, como a clássica glicerina ajudam na batalha contra o envelhecimento.
Além disso, desde já, tipo 30 anos (tipo eu), procure produtos que tem essa preocupação mais a longo prazo e principalmente sua própria dermatologista pode te guiar nesses tipos de produtos específicos. Pra complementar, a revista contou outras diquinhas básicas:
Um dos itens principais é evitar penteados frequentes e tudo que puxe o cabelo, de rabo de cavalo a toalha molhada. Um fiozinho quebrado e partido, com a idade pode piorar!
Já falamos nesse post aqui dos problemas do shampoo, seja com o sem sulfato, o que vale é usar pouco e de preferência só na raiz! E eles ainda indicam shampoos e condicionadores da linha de tratamento de cor como sendo os que menos causam danos.
O item 3 é clássico, mas a gente sempre faz (eu faço quase todo dia)! Os cabelos molhados são mais frágeis e quanto menos mexermos, melhor. O indicado é sempre desembaraçar no banho e com carinho :)
Os secadores com íons (tipo esse da Taif, meu favorito) e chapinhas de cerâmica (da mesma marca) não são nenhuma frescura, se for pra gente usar (e é lógico que a gente vai!), que sejam essas versões menos agressivas. E pra completar, o serum termoprotetor é imprescindível antes de qualquer escova.
Finalizando com os produtos que contém álcool na sua composição principal, evitem-os pois eles ressecam o cabelo, e se você já os tem, fuja! Enfim, são dicas que vão além do pensamento a longo prazo, são hábitos pra gente incorporar djá!
E vocês, sabiam que cabelo envelhece?
Estou ferrada… apenas isso! hahahha
Como um cabelo loiro, trabalhado do estica estica, sobrevive? Meu cabelo já é ralo… “imagina na copa” hahaha Mas sério, imagina com a idade chegando! Ai meus bons fios!
hahaha “imagina na copa” foi óteemo!!
Só pra esclarecer pras meninas… fios brancos está muito mais linkado a genética, que a idade e stress como muitos dizem. Eu, por exemplo, tenho “apenas” (haha) 24 anos e já tenho váaaarios fios (enormes!) brancos.
E isso é bem normal viu girls…
A matéria tá ótima, Thê! Beijos
Isso!! Mais genética e menos stress, mas na matéria diz que na chegada dos 40 eles invariavelmente começam a aparecer ;))
Juro que nao me incomodo com fio branco, (até tê-los, será?) bjus!!
Muito obrigada Camila! Vim justamente pedir pra alguém com 25 anos dizer que tb tem cabelos brancos, pq eu tenho vários!kkkkkkkk!E tenho cabelo preto (preto mesmo, nada de castanho escuro) natural, sente o drama?! Me sinto mais normal agora hahaha beijos!
Tenho tanto cabelo que até ia agradecer se ficasse mais ralinho (Deus, isso não é um desafio, grata)
E eu aqui jurando que tinha a genética e as práticas naturais (não uso nem secador xD) a meu favor, que meu cabelo nunca na vida iria envelhecer por que minha mãe tem mais de 60 e só agora os fios brancos estão começando a aparecer!! Ai! Sonho meu!
haha
Brigada pelas dicas Thereza! Ótimo post, como sempre! :)
Ja não me basta a preocupação da flacidez no corpitcho, e agora também terei que me preocupar com meus fios loiros flacidoz?! ta dificil ser mulher hoje em dis rsrsrs.
Só me resta então, começar a utilizar suas dicas em 3, 2, 1 …
A única exigência que tenho em reação ao shampoo é que seja Sem Sal. Aah e sempre dou uma secada rápida com o secador pra progressiva durar mais.
The, fiz um super comentario sobre o post, pois to trabalhando com cabelos “velhos” no laboratório, e não enviou! =(
hahaha… agora to com preguiça de escrever tudo de novo! Enfim,te adoro e vc é muito fofa, sabe muito!Parabéns!
beijosss
ahhh fala de novo!! fiquei curiosa e é sempre bom um comentário mais técnico
bjuss
É… Não tá fácil pra ngm!!
Amooooooo post sobre cabelos!
Muito bom o post, agradecemos as dicas, MAS…Fiquei depressiva agora… Se hoje em dia o meu cabelo já está quebradiço, vou estar careca aos 40! =/
E para as aloiradas? O jeito é começar a pesquisar boas perucas!!!
Adooorei o post!
Vejam meu blog: glamforfashion.blogspot.com.br
é, melhor seguir as dicas senão não vai ter por onde fugir!
beijos,
http://www.therandommarmalade.com
theee, cade o live de domingo ?? =((
também senti falta!! :/
Eu também estou me perguntando até agora sobre o live de domingo , o porquê de ele não ter acontecido e nem sequer a justificativa foi dada .
Adoro o blog , sobretudo a cobertura total de red carpets , por isso senti muita falta do live do MTV Movie Awards .
Flor, acho que o meu tá envelhecendo muito mais precocemente, uashuauashua.
Xoxo!:)
blog ❤ Meu Mundo Fashion ❤
Esqueceram de contar que o cabelo envelhece para a Jennifer Aniston, cabelo de 18 em uma cabeça de quarenta e poucos.
The, lendo o post, juro que pensei que você ia colocar uma foto do cabelo da Vera Fischer! haha
E lá vamos nós… mais uma preocupação pra gente! :(
bjs, amei o post!
http://www.queridovestidobranco.com
VIXE! tô ferrada!
eu tenho zero cuidado com o meu cabelo, sempre deixo ele enrolado molhado na toalha, amarro ele toda hora…
será que consigo mudar meus hábitos??
Então The, sou estudante de química da Unicamp e to fazendo um projeto lá num dos laboratórios de pequisa na área de cosméticos relacionado exatamente com isso! Eu só quis comentar a primeira vez, que o cabelo de uma pessoa mais velha realmente é mais fino e produz menos “óleo” no couro cabeludo! Além disso, faz muito sentido vc recomendar o uso de menos shampoo, pois todos possuem surfactantes, já que é isso que limpa os fios, porém, existe um, muito famoso, o Lauril Sulfato de Sódio, que está em praticamente todos os shampoos que eu conheço ( inclusive os da Kerastase!!) que provoca muitos mais danos na cutícula. Também vale o comentário de que o fio de cabelo é uma estrutura morta, assim, qualquer dano que ele sofre, não é regenerado! O que acontece são que os (bons!) produtos que usamos possuem silicones e outros agentes que melhoram o aspecto e deixam os cabelos muito mais maleáveis.
Enfim, vc deu ótimas dicas, e eu só quero dar umazinha: não confie muito no que as marcas de cosméticos dizem. O cabelo pra ser saudável precisa ser poupado o máximo possível de procedimentos danosos!
Beijossss
adoro seu blog!!
Tenho pesquisado sobre ingredientes de shampoo – porque comecei a usar os que não tem sulfatos – e pelo que vi o álcool nem sempre é ruim, vai depender do tipo (eu tinha uma certa paranóia com cosmético com álcool – não faz o menor sentido!) Salvei um texto (da Wikipedia, será?), que explica melhor: “Stearyl alcohol is a fatty alcohol that generally is not damaging to the skin, unlike other chemical-based alcohols. A product that is labeled “alcohol free” usually is free of harsh alcohols, but it most likely does contain fatty alcohols. These substances can, in fact, be quite beneficial for the skin and are excellent moisturizers. Other examples of fatty alcohols are cetyl alcohol, cetearyl alcohol, and lanolin alcohol.”
Qem sabe a Isabela pode confirmar ou nos dar alguma dica sobre isso? :)
Momento depressão. Meu cabelo está sem nenhuma química, nunca vê chapinha e raramente secador, e mesmo assim é tão frágil e fininho. O que será de mim nos próximos anos?
Acredita que já tinha percebido uma vez que todo mundo que envelhece fica com cabelos ralos e finos? Minha curiosidade aumentou quando percebi que a Ivete Sangalo está ficando assim! Esse post foi muuuuito esclarecedor! Adorei! Parabéns! Beijos
The, além da questão do shampoo e dos sulfatos, vc já leu sobre “no poo” e “low poo”? Uma cabeleireira inglesa que fez estudos e experiências pra descobrir como cuidar de cabelos crespos e chegou a várias conclusões. O shampoo com sulfato é o grande vilão quanto ao ressecamento, mas vários ativos de máscaras e condicionadores também, como óleos minerais, silicone (derivado de petróleo) e outras substâncias. Elas formam uma película protetora nos cabelos que, no começo, é benéfica, mas depois impede a hidratação de chegar ao fio. Só shampoos de limpeza profunda removem esses tipos de ativo. A longo prazo, película que impede a hidratação + sulfato que resseca = palha!
Eu tenho cabelos lisíssimos, mas estavam super fragilizados, mesmo usando só produtos caros. Resolvi testar uns meses atrás e, em coisas de 2 dias, o cabelo já era outro! Aí voltei ao normal pq ainda tinha uns produtos pra acabar, logo o cabelo voltou a ficar ressecado. Acabei com os produtos, renovei o estoque só com shampoo sem sulfato e cremes sem silicones e óleos e, em 2 dias, a diferença já é gritante!
Além de trocar os produtos, as meninas crespas devem usar shampoo 1 a 2x na semana e lavar o couro com condicionador mesmo. Sendo “lisa”, dá pra manter a dignidade usando shampoo dia sim, dia não, mas sem condicionador na raiz.
Procurando por “low poo” e “no poo” vcs acham o passo a passo, uma lista de ativos proibidos e recomendados, bem como lista de produtos que podem ser utilizados.
Pra começo de conversa, eu estou usando o shampoo Amino Acid da Kiehls (sempre diluído em água), uma máscara de limpeza profunda da Haskell (banho de gelo – vou usar a cada 15 dias), e uma máscara da Alfaparf (diamond alguma coisa) como condicionador. A única coisa que ainda não substituí foi a máscara reparadora, que é da Joico e não está liberada, mas essa só uso 1x por mês. A hidratante da Joico é liberada e aquela verde poderosa da Kerastase (reparadora) também. Ah, pelos produtos q analisei q as Kardashians usam, elas parecem seguir essa “doutrina”, viu?