Já falamos tanto sobre vinhos aqui no blog, algumas vezes de forma mais didática, outras com wishlists que ajudam a encontrar um vinho legal e com todos os tipos de preço. Ano passado, nessa mesma época, fiz uma seleção dos meus vinhos favoritos, agora volto com mais uma leva e 25 rótulos que recomendo, dos espumantes aos tintos, passando por rosés, brancos e champagnes, é claro!
Esse post conta com a ajuda total e irrestrita do Rodrigo (meu marido <3), que é o entendedor de vinho da família. Ele é o expert e eu bebo (ok, eu sei identificar um vinho bom ou ruim, dizer se tem ameixa ou é amadeirado, mas não me pergunte de onde é!), então é um post totalmente colaborativo, espero que ajude dessa época do ano, seja pra consumo próprio, presente ou comemoração natalina e ano novo!
Gran Legado Champgnoise: Considerado um dos melhores espumantes nacionais. Desenvolvido com a mesma metodologia de Champagne. Floral, agradável, seco e fácil de tomar.
Première Bulle: O primeiro espumante produzido no mundo, antes mesmo de champagne! Perlage (borbulhas) em abundância, cremoso e fresco. Ainda tem uma versão com toques sutis de chocolate, uma delícia! Sempre compro no Free Shop daqui.
Pol Clement: Espumante francês muito honesto e agradável. Ótimo para comprar em quantidade para eventos e comemorações, pois tem bom preço aliado a paladar democrático.
Chandon Passion: Além da garrafa linda, é um espumante docinho, super feminino e indicado para tomar com duas pedrinhas de gelo (o famoso piscine!).
Rústico: Prosecco frutado, alegre, vivo e vibrante. Tem um toque a mais de complexidade, impossível de não gostar, um dos meus favoritos.
Montaudon: Opção mais barata de champagne no mercado brasileiro. Mesmo assim surpreende pelo frescor e as deliciosas notas de mel (mas não se assuste, pois ele é seco!). Pra quem quer iniciar com valor mais razoável, é uma boa opção.
Jacquard: Exótico! Muita torrefação (aroma de pão tostado maravilhoso), mas ainda refrescante e elegante. Excelente opção para fugir dos rótulos óbvios.
Billecart-Salmon Brut: Meu favorito!! Denso, encorpado, muitas notas de frutas brancas, flores e borbulhas que explodem na boca. Daquele tipo de champagne fácil de agradar os mais difícil paladares e ótimo para presentear, por ser um rótulo de boutique (não muito comum). A versão rosé é igualmente incrível. Pra quem mora no Rio, compro sempre numa loja chamada Canto do Vinho que é um ACHADO, lá ele custa R$200, enquanto em outras sai por até R$350.
Perrier Jouet: Muito cremoso, suculento, frutado e com notas de pêra e um tostado delicioso. Um champagne autêntico, cheio de história e personalidade, ótimo pra fugir dos rótulos clássicos como Veuve e Moet.
Krug: Champagne poderoso! O meu favorito para comemorações especiais. Você pode encontrar de tudo dentro desse líquido precioso: pêra, figo, pêssego, avelãs, amêndoas e por aí vai, é uma explosão de sabores na boca, sem nenhum exagero! Não vejo a hora do ano novo chegar <3
Bis Rosé: Um achado português sensacional. Mineral, com corpo médio e ótima acidez, rosé sem erro (agrada até o Rodrigo, que não é fã de rosé hehe).
M de Minuty: Um clássico delicioso de Provence, daquele tipo de rosé que você toma bem geladinho e é cheio de sabor. Tem aroma de pêra, é cítrico e ótima acidez (essencial pra um rosé!). Comprei o meu na Premium Drinks e tem um ótimo custoxbenefício, quem gosta – ou quer iniciar – com rosé, vale experimentar esse.
Chateau Léoube: Mais uma delícia de Provence! Vinho cheio de personalidade, que significa sabor do início ao fim, pois tem certos rosés que não conseguimos nem beber até o final.
Chateau Roubine: Um dos meus rosés favoritos (provavelmente irei falar isso de todos hehe), leve, com boa acidez e muito refrescante, como deve ser.
Domaine Ott: Rosé maravilhoso! Sempre bebo em Paris (pois tem em tudo que é restaurante!). Delicado, elegante, leve e muito saboroso! Um dos melhores de Provence.
Ventisqueiro Queulat Chardonnay: Clássico branco sulamericano. Muita fruta madura, com toque de baunilha característico dos brancos que envelhecem em madeira. Vinho sem erro pra ter sempre em casa!
Villa Antinori: Meu branco favorito pro “dia a dia”, super clássico! Muito leve, feminino e casa bem com saladas, comidinhas leve e tudo a beira da piscina, para aqueles momentos descompromissados. Fui à vinícola em Chianti e postei aqui.
Riesling Prestige Hunawihr: Riesling delicioso. Leve, mineral e fresco. Pra tomar a noite toda, impossível enjoar.
Pinot Grigio Di Lenardo: Frutado, guloso e vai agradar dos iniciantes aos mais entendidos.
Capellania Blanco Reserva: Um branco espetacular! Tão denso quanto azeite, parece uma compota de damasco. Bom presente para surpreender entendedores, pois surpreende e sai do óbvio (favorito do Rodrigo).
Pesquie: Tinto do sul da França, que faz muito sucesso na crítica internacional, por sua relação qualidadeXpreço. Mineral, macio, cheio de frutas vermelhas e é um coringa pra acompanhar qualquer prato.
Fetzer: Californiano típico do novo mundo. Estilo moderno, com muita fruta, amadeirado e pouca acidez. Fácil de agradar aos iniciantes que gostam de vinhos encorpados, mas não querem se complicar.
Robert Mondavi Cabernet 2011: Clássico americano e cheio de personalidade. Frutas negras, baunilha e leve toque vegetal.
Marques de Casa e Concha Carmenere: Clássico da Concha y Toro – maior produtora de vinhos da América do Sul – não tem erro! Frutas negras, geléia de amora, chocolate e bem apimentado. Encorpado e que acompanha bem carnes mais fortes. No Mercado Mundial tá sempre em promo!
Le Difese: Maravilhoso super toscano. Potente, sem perder a elegância e complexidade. Da mesma vinícola que produz o Sassicaia, um dos melhores e mais caros vinhos italianos!
Pra finalizar, uma seleção dos principais e-commerces de vinhos aqui no Brasil. Essa é uma pauta que vale um outro post inteiro, mas aqui fica uma seleção de TOP10 lojas que já compramos e tivemos uma boa experiência.
E-commerce: Wine.com | Mistral | Grand Cru | WorldWine | Expand | Walmart.com | Wine Brands | Enoeventos | Adega Brasil | Ravin
Gostaram da nossa seleção de vinhos? Se alguém tiver alguma dúvida, pode perguntar! E aguardem para 2015 mais novidades sobre o tema :)
Amei o post, The.. super didático e esclarecedor! Otimas dicas pra quem está iniciando no mundo dos vinhos! ;) Parabéns!
Amei The, ainda mais agora fim de ano, vamos para praia e eu e meu marido adoramos um vinhozinho, gostei principalmente pq são ideias para variar o que já estamos acostumados!
Beijoss
Nossa The, nenhum rótulo argentino! Não curte? A Argentina produz ótimos espumantes!
nossa, sabe que nem me toquei! é que por exemplo nos tintos tinhamos selecionado 10, mas como o post tava ficando mto grande cortei 5, entre eles o trivento que to ate tomando hj, é mto bom! tomo sempre argentino, especialmente os tintos!
bjs!
Estou louca para provar o Miraval, da Angelina e do Brad. Já experimentou?
Melhor post!!! Salvei nos favs! <3
Adorei o post, muito bem feito! Não sou muito fã de vinhos e muito menos entendo do assunto.
Mas fiquei com vontade de experimentar!
Um dos meus posts favoritos até então! Vale até para salvar e consultar depois! Obrigada The ;)
The, adorei o post…não bebo vinho, mas quero começar rsrs Todas as vezes que tentei beber vinho, sempre achei muito forte, sentia o gosto do álcool sabe!! Já experimentei espumante e champagne também, mas na época não achei a menor graça..isso é pq sou uma pessoa adepta de ice até hoje (que vergonha rs)..
Qual vc indica para inciantes de tudo: espumante, rose, vinho branco ou tinto?
Adorei The!!! Adoro um bom vinho mas nao entendo nada!! hahahaha Ja passei pro namo a listinha pra vermos quais achamos aqui na Inglaterra pra ir provando!!
Humm… deu ate sede!! hahah
Beijoos
Thereza, qual você indica para presentear uma pessoa que entende de vinhos? Sabe, qual deles é sem chance de passar vergonha? Porque eu não sei se a pessoa prefere branco, rose ou tinto, sei que tem um interesse em vinhos gregos e só.
Ameiii o post! Super didático e informativo! Já mandei pros apreciadores de vinho da família e pro meu namorado, arrasouu The!
Thereza,
Muito legal esses post. Arrasou!
Vc se lembra onde comprou o BIS Rosé? Não encontrei…
Bjs
Amei esse post, The. Me descobri recentemente uma apreciadora de espumantes (e olha que nunca gostei de álcool rs) e adoro quando vc dá dicas desse assunto por aqui. Já anotei vários na minha lista de desejos.
http://www.blogamorreal.com.br
“sempre tomo quando estou em Paris”
Ai, é duro ser phyna e rycah, né??
hehehe
Adorei o post, deu vontade de provar vários!!!
Oi Thereza, sou do time sempre-leio-nunca-comento. adorei o post! fica a sugestão de virar uma seção fixa, hein! Até dei print no celular pra lembrar das dicas quando estiver no mercado! amo tintos e curto uns bem encorpados, mas sou chata pra beber brancos, rosés e champagnes. vou me aventurar :) beijos