Ninguém precisa ser artista para saber que as cores primárias são a azul, amarela e vermelha, da mistura delas chegamos a todas as cores e isso aprendemos – e misturamos! – bem na escola.
Agora se tem o artista que estava diretamente ligado à cartela universal, ele se chamava Piet Mondrian. Da sua geração neoplasticista do início do século passado até os livros de colorir de hoje, mais do que nunca Mondrian está na moda!
Lembra desse look? Ele foi apresentado na última coleção de primavera da Balmain na Paris Fashion Week (postei aqui) e é a definição fashion da corrente colorida/geométrica de Mondrian. Olhando esse vestido eu fico encantada (quem será que vai usá-lo?!), bem como sua coleção, uma homenagem à altura do artista.
Os looks da marca já são naturalmente impactantes, unidos agora com as tais cores primárias, formam assim peças poderosas, com cores opostas, porém perfeitamente harmoniosas. Sabe o colorblocking? Não há nada mais atual do que misturar vermelho, amarelo e/ou azul.
Nos streetstyles recentes já vemos um pouco desse movimento. Pode ser na versão bem literal, mas especialmente com versões usáveis, mas sempre focando no tom certo das 3 cores. Seja com o look apurado de Miroslava Duma até a personagem de Katy Perry, pra quem curte uma ousadia – ou homenagem – vale apostar.
E além de Balmain, o desfile de verão de Alexander Wang também foi todo pautado pelas cores primárias e representativas, bonito de se ver a cor na essência, porque é puro e bonito de verdade.
Seja nos dias de hoje com a nova geração da moda ou no século passado com o look by Yves Saint Laurent que aproximou Mondrian da moda, vale com acessórios, sapatos ou qualquer combinação que faça a diferença. Independente de botar em prática, fica a lembrança de uma corrente artística que tem tudo a ver com a moda, não acham?
Já tinham reparado no movimento das cores primárias e apostam num look assim? Acho que mesmo com a cor individual, vale ficar ligada na pureza do tom!
E LÓGICO QUE NO DECORISMO TEM POST SOBRE O TEMA, VEM VER!
Uau… Que post lindo!
Moda, história, beleza…
Amo a combinação vermelho e azul!
Red, Blue and Yellow :clap: :clap: :clap: amo d+ essas cores
Até onde eu sei as cores primárias são magenta, amarelo e ciano.
Magenta é secundário e o ciano = azul, azul ciano
bjs
sim, ciano= azul mas: magenta+amarelo= vermelho ou seja, vermelho que é secundário.
Oi the, tem o desfile haute couture verao 2015 da versace tambem
nossa dani, verdade!!
na época do desfile super tinha associado e na época ja tinha pensado em postar junto com balmain, mas me esqueci totalmente!
então versace é mais uma pro movimento ;))
bjs!
Oi Thereza, desculpe discordar mas a Blenda está certa. As cores primárias são cyan, amarelo e magenta. O cyan é um azul bem mais claro q esse usado nas roupas. Este seria o azul violeta, junção do cyan +magenta, o vermelho é a junção do magenta + amarelo. Estas são as cores primárias se tratando de cores de tintas. Agora cores de luzes (as que são usadas em monitores, tv, smartphones, ou seja qualquer aparelho eletrônico) são RGB, red, vermelho, green, verde e blue, azul violeta. Mas são cores de luzes e não tintas, as usadas em impressos gráficos, roupas, carros, etc. Seu.post está ótimo. Mas como vi os comentários resolvi comentar tb. Bjos Amo seu blog, entro todo dia.
então meninas, originalmente, lá no século passado, na época do mondrian, as cores primárias eram azul+vermelho+amarelo, que são as chamadas de
“cor luz” e a elas que me referi no post!! acho que vocês estão falando das cores pigmento e de impressão, aí sim tem suas varíaveis, mas originalmente e pelo tema do post, as cores primárias são essas mesmo, mondrian não pode estar errado hehe
bjs!!