É só o ano novo chegar e aquela sensação de renovação, novas metas, projetos e expectativas. No quesito moda, um tema vira o centro das atenções nessa época do ano: o armário! Diz aí, quem nunca se viu querendo fazer uma limpa geral no closet, desapegar de roupas velhas ou nunca usadas e fazer a energia fluir!? E não é modo de dizer não, uma boa organização deixa sua casa com boas energias.
Aproveitando a 1ª segunda-feira do ano, tem um livro que li recentemente e ajuda de maneira profissional – e bem prática – à arrumar sua casa pra iniciar bem o ano! A japonesa Marie Kondo (que me foi apresentada pela Alê, nesse post aqui) é uma super guru da arrumação e lançou seu livro “A mágica da arrumação – A arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida”, bestseller super útil pra quem quer dar uma renovada na casa, do armário às miudezas.
O livro é muito didático, fácil de ler e, pra incentivar seu ano novo, separei alguns pontos básico do livro que vão te ajudar a começar!
1. Tenha foco e dedique seu tempo integralmente à arrumação. Fazer uma etapa de cada vez não vai ajudar, separe um dia inteiro pra focar na reorganização. O segredo é fazer uma mudança drástica e repentina a ponto de levar a uma mudança interna igualmente drástica. Não se consegue o mesmo impacto se o processo for gradual.
2. Tirar de um lugar para o outro não adianta nada, você só está tirando a bagunça de vista. Seja fria e criteriosa na hora do descarte, só assim que no final você verá o efeito.
3. O processo de arrumação consiste em duas tarefas: descartar e guardar. O descarte deve vir primeiro sempre, desobedecer essa regra é uma das razões pelas quais as pessoas não conseguem progredir com o plano.
4. Visualize os objetos. Tire todas as roupas do armário, coloque todos os livros no chão, espalhe toda a papelada. Só assim você tem noção do volume que tem de verdade e ainda se lembra de peças esquecidas ou mal guardadas.
5. Um critério pra saber o que deve jogar fora ou não: esse item deixa você feliz? Aquela saia que você comprou um tamanho menor e nunca conseguiu usar, um livro encostado por muito tempo, nada disso provavelmente te deixa feliz, mas sim ou pressionada ou é simplesmente algo inútil pra você.
6. Separe por categoria e não por localização. Não escolha um cômodo, mas sim um dia para roupas, outro para livros e assim por diante (no livro, cada categoria é detalhada). Só assim seu descarte será verdadeiramente eficiente.
7. Comece pelas roupas, depois livros, papeladas, itens variados e, por fim, itens de apego emocional, como presentes e lembranças. Seguindo a ordem dessas categorias, você também conseguirá aprimorar a arte do descarte e conseguirá se desprender de forma mais fácil.
8. Não deixe sua família ver! Evite mostrar itens descartados, especialmente à sua mãe. Sem dúvida ela acabará querendo ficar com algo que ela sequer compraria e isso só vai levar a acumulação de um lugar para outro. A arrumação exige calma e tranquilidade, sem confusão ou companhia.
9. Na hora de arrumar o armário, pendure peças da mesma categoria lado a lado, dividindo o espaço em seções de blazers, vestido, etc. Veja se a roupa pode ser dobrada ao invés der pendurada, muitas vezes o espaço que se pendura 10 camisas, pode-se organizar 20 ou 40. O livro tem muitas dicas preciosas de otimizar o espaço, do closet ao armário da cozinha.
10. Evite empilhar coisas, organize-as de forma vertical. Esse é um hábito comum, especialmente quando falamos de blusas ou livros, mas quando fomam-se pilhas, aumentamos as chances de acumular coisas sem perceber, sem contar que é difícil ter acesso aos itens da parte de baixo, logo deixamos-os esquecidos e estes perdem a usabilidade.
11. Seus sentimentos serão parâmetro para esse método de arrumação, não se preocupe se descartou coisas demais, pois chegará o momento em que você saberá o quanto é suficiente.
12. A origem da bagunça é a incapacidade de recolocar as coisas em seus devidos lugares, portanto a organização deve simplificar o ato de guardá-las e não apenas pegá-las. Resumindo, uma casa bem arrumada é de uma forma simples e eficiente.
Essas foram noções bem pontuais de Marie Kondo, apenas pra ter uma noção do que o livro se trata e propõe! É uma leitura bem fácil e que você não vê a hora que acabe para colocar em prática, acredite!
Também é importante lembrar que uando falamos de descartar, logicamente não significa jogar fora. Vale doação, brechó, desapego ou o que for, até mesmo em tempos de sustentabilidade e consumo consciente, a roupa circula e nós pensamos de fato na hora do próxima compra.
Gostaram das dicas e apostam num armário novo em 2016?
teresa chammas me senti abraçada com esse post, da vontade de agarrar essas fotinhas organizadas e branquinhas e pretinhas, obrigada por esse post dedicado aos virginianos.
Esse livro deve ser muito legal ainda mais eu que sou toda cheia de toques, tenho que tomar cuidado com a mania de arrumação :joy:
Vou tirar o fds pra começar a organizar, pq lendo o post só consegui pensar em como eu estou acumulando coisas! ahaha
Odiei essa dica 8, eu por exemplo adoro ajudar as arrumações alheias tenho varias camisetas e outras coisas que foram coisas que achei na arrumação alheia, uso muito inclusive as coisas que adquiri do armário alheio, comprem no armário alheio porque é muito legal.
Muito útil! Eu achava que organizar bem devagar era melhor! Gostei das dicas!
Comecei o ano me livrando de muuuuitas coisas que não me alegravam mais! A dica da Alê foi ótima! Estou me sentindo até mais magra depois de tanto desapego! Hahahahha
Terminei de ler o livro hoje! No início, fiquei um pouco receosa, achando que seria mais do mesmo. O que eu mais gostei do livro, e que acho que deve ser aplicado pra vida, é sobre manter o que te faz feliz. É simples, mas nem sempre é seguido e pode facilitar muito as nossas relações. Ainda não organizei a casa, mas pretendo começar hoje!
Tinha lido esse post da Alê e comprei a verão não impressa há meses e até agora não li, boa lembrança… vou ler.
The, só para falar que depois da sua dica comprei o livro, li em uma noite e já apliquei hoje algumas dicas.
Obrigada!
Olá Thereza, sinceramente? vou amanhã domingo 07/02 na Livraria Cultura aqui na Av.Paulista comprar este livro. Só não vou agora, rs, já são 21:00hs e está chovendo. Tal como a sua foto, sua maneira de escrever é muito simpática, cativante.
Grande abraço e muito grato pela dica
Muito útil p organizar a casa…a vida e exercitar o desapego!! Amei as dicas!
Acabei de receber coisas da minha falecida mãe, tipo: roupas do meu batizado, dos meus irmãos, dvds, que sinceramente não irão me acrescentar nada, das fotos gostei , acho que a lembrança está no meu coração e na minha memória, sinceramente não sei o que fazer com tanta coisa velha, coloquei na area de serviço para lavar tudo que for possível, estou incomodada com tudo que chegou, hoje dia 12 de junho dia 19 completará 2 anos que ela faleceu. Me ajudem por favor
Doe as roupas e utensílios. Jogue fora o que realmente for tralha. Se não te serve, desfaça!