Com esse mais que bem-vindo inverno carioca e a proximidade das Olimpíadas, muita gente que visita a cidade, tem procurado por dicas de bons restaurantes para incrementar ainda mais as férias no Rio. Junto a isso, não há dúvidas de que a gastronomia italiana é unanimidade quando se trata de sabor e variedade.
Semana passada fomos ao Benedictine, no Village Mall, e ele tem tudo o que você espera de um tradicional e ao mesmo tempo contemporâneo restaurante italiano, com clássicos de norte a sul do país da bota.
Massas artesanais produzidas no local, pizzas no forno a lenha, carnes, peixes, aves e uma seleção invejável de salames e embutidos que podem também ser comprados numa charmosa lojinha dentro da casa. Tudo elaborado com ingredientes super selecionados e com um toque especial do Chef Marcilio Araújo, para representar o que de melhor existe na Itália.
Ao chegarmos, começamos com o couvert, que eu me arrisco a dizer que é uma heresia deixar passar. Pães caseiros fresquíssimos e quentinhos servidos numa cestinha que já vale o pedido. Outra boa pedida para entrada é a tábua de frios com salames e presuntos importados adivinha de onde?
Pra completar a entrada (!), pedi uma polenta mole super delicada e suave, já a Thereza foi na salada que ela mais ama nessa vida, mas que não tinha provado no Brasil, a Panzanella fresca, cheia de vida e com um tempero que trouxe à tona nossa memória afetiva da Toscana (ela já postou a receita dela aqui).
Para o prato principal, a sugestão foi uma volta pelo Mediterrâneo com peixe na crosta de sal grosso. Perfeitamente temperado com ervas e servido direto na mesa, o peixe de sabor rico desmanchava na boca e ainda acompanhava espinafre, batatas e palmito pupunha, covardia né? O legal é que o peixe é do dia para preservar o frescor, o nosso foi o Vermelho, mas é comum também servirem o Pargo.
Eis que surge no meio do salão um tacho de grana padano, até aí tudo bem, mas quando despejaram uma massa fresca no fundo do tacho, pronto… Quem conhece um pouquinho a Thereza sabe que esse prato é seu sonho de consumo desde a primeira vez em que ela viu, mas até então nunca havia experimentado. Então, na mesma hora ela pediu a massa sem pestanejar para dividirmos. O linguine maravilhosamente al dente, saía da panela direto para o grana, do qual adquiria a cremosidade característica. É aquele tipo de show no meio do restaurante que vale muito a pena.
Como se isso tudo não bastasse, ainda rolou um clássico das sobremesas italianas, o Tiramisu, leve e com doçura na medida. Pois bem, o Benedictine é o lugar perfeito pra imergir nos sabores da Itália num ambiente aconchegante e moderno ao mesmo tempo.
Para os amantes do vinho, como eu, a carta é super bem feita com rótulos das principais regiões da Itália e do mundo. Degustamos o Il Poggione Rosso di Montalcino, elegante e frutado, harmonizou bem tanto com o peixe como com a massa.
Pra quem quer aproveitar esse frio para uma experiência gastronômica de qualidade, o Benedictine é uma excelente opção.
rodrigo deixando a gente com fome domingo a noite, socorro!!
É bom, pq já começa a semana animada!!
Abs.
Lugar incrivel
grande beijo
Com certeza, vale conhecer!
Bjs!
Rodrigo, já anotei na listinha pro período das olimpiadas, voce poderia fazer um post com um compilado de dicas legais do Rio pro periodo, o que acha? eu ficaria muito agradecida. Beijos
Oi, Yasminni.
Com certeza, ótima sugestão!
Bjs!
Sou louca pra provar essa massa no grana padano!
Oi, Laíse.
É muito boa mesmo, e a preparação já cria um clima muito legal.
Abs!
Água na boca! Mas só tenho uma dúvida sobre este post… como vocês aguentaram comer tudo isso? Hahahaha beijos!
Oi, Marina.
Foi muita coisa mesmo rsrs, mas algumas porções foram divididas.
Bjs!
Tudo o que eu queria agora: esse peixe. O que é isso? Me deu água na boca hahahah
Oi, Chris.
É bom mesmo, saboroso e delicado.
Abs.
Que post ótimo, adorei! Vou na onda dos que tão pedindo dicas no Rio pro período das Olimpíadas #queromuito
Uma sugestão: vocês podiam colocar a faixa de preço, aí fica mais fácil de decidir que lugar cabe no bolso!
Oi, Alessandra.
Anotado!!
Abs.
Podia colocar os preços. Nem todo mundo pode comer sem olhar a coluna da direita do menu rs
Maravilhoso! Mas você podia ter falado dos preços também né? A localidade deixa receio rs