Verão chegando, temperatura subindo, e qual bebida fica mais em alta para os amantes do vinho? Espumante, claro! Muita gente pergunta sobre o melhor estilo de espumante para essa época do ano e uma das dúvidas mais frequentes é justamente em relação ao Prosecco. O que é? De onde vem? Do que se alimenta? Enquanto o Globo Repórter não faz uma matéria sobre isso, deixa comigo.
Então, ainda é comum as pessoas associarem o Prosecco a qualquer tipo de espumante, assim como fazem com o Champagne, mas bom é deixar claro que trata-se de uma bebida com denominação e estilo particulares.
Muito dessa confusão se deve ao fato de num passado recente, para ser considerado Prosecco, a única regra era a de que o espumante fosse produzido a partir da uva Prosecco, pelo método Charmat, processo mais rápido, no qual a segunda fermentação é realizada dentro de autoclaves. Desse modo, qualquer região do mundo podia usar o nome, contanto que produzisse o espumante dessa forma.
Pensando em preservar a imagem e qualidade dos seus Proseccos, o governo italiano alterou o nome da uva para Glera, e estabeleceu o nome Prosecco para as regiões regulamentadas de produção, que são o Vêneto e suas sub regiões e Friuli. Claro que encontramos muitos espumantes fora desses locais indicados como Prosecco, principalmente no Brasil.
F
Existe uma infinidade de produtores da bebida na Itália, alguns fantásticos, que se destacam da maioria, como no caso do The Independent Prosecco 2014. Conheci esse espumante delicioso há pouquíssimo tempo, através da Thereza que participou do lançamento dele no Brasil, no qg do Fhits, e já posso afirmar que será presença constante aqui em casa. Esse Prosecco foi desenvolvido pela vinícola Fantinel em parceria com a grife de óculos Italia Independent, ambas com conceitos inovadores que se expressam perfeitamente em seus produtos, tanto óculos quanto vinhos.
Elaborado com uvas de vinhedos em Tauriano di Spilimbergo, na região do Friuli, o The Idenpendent Prosecco 2014 é um produto de edição limitada e diferenciado a começar pelo belíssimo rótulo criado pela Italia Independent, com design no estilo pied-de-poule.
Na taça, você já se impressiona pela linda coloração dourada e pelo perlage que de tão fino, faz as borbulhas parecerem grãos de areia. Os aromas são encantadores e logo de cara já dá pra perceber flores brancas e frutas cítricas, mas é na boca que ele faz você se apaixonar. Cremoso, fresco, frutado e com um toque sedutor de amêndoas proporcionando uma textura mais que sedosa. É aquele tipo de Prosecco que explode na boca e deixa na língua uma sensação granulada maravilhosa, muito elegante e sofisticado.
O melhor de tudo, o preço, R$76 na Wine, não é fácil encontrar um espumante dessa qualidade por esse preço, até quem não é fã do estilo vai dar o braço a torcer. Perfeito para acompanhar frutos do mar, comida japonesa e até um churrasco de verão, pois a acidez do Prosecco funciona como o melhor digestivo para alimentos mais pesados, e vamos combinar, geladinho fica irresistível. Outra coisa, para as noivas, já se tornou minha indicação, o frescor e os sabores delicados farão com que os convidados apreciem com prazer durante toda a festa.
Então, espero que tenham gostado. Fico feliz em poder compartilhar produtos diferenciados e que possam surpreender. Ainda tem a versão Rosé, que é a cara das mulheres. Se tiverem alguma dúvida, é só deixar um comentário!
Gent! A Thereza. Ela é poderosíssima! Olha essa foto!!!
Agradeço a aula de espumante. Adoro, inclusive.
Thereza ta tão lindinha na foto :hibiscus: :hibiscus:
Já fiquei curiosa, vou buscá-lo.
Beijoks
http://www.atesemsalto.com
Bom dia!
Muito bom!
Cada semana aprendendo mais. E me aventurando mais na área do vinho.
Parabéns, Rodrigo. Ótimo trabalho, Boas palavras!
Abraços e até a próxima quinta!
Obrigado, Carlos.
Fico feliz em poder ajudar!
Abs.