1. Mais que apenas uma festa, o Baile do Met é um evento criado em 1946 para gerar renda para o Costume Institute, ala fashion do Metropolitan Museum. Vários museus criam esses eventos de caridade para gerar renda e apoiar a causa e o Met Gala se tornou o mais proeminente deles, tudo graças ao apoio da Vogue e tendo Anna Wintour como sua grande organizadora e entusiasta, desde 1995. Inclusive, essa ala do museu leva o nome da editora.
2. Desde que Anna+Vogue assumiram o evento, não basta ter dinheiro para estar no Baile, precisa ser alguém. A editora é extremamente rigorosa com a escolha dos convidados e se alguma vez alguém já pisou no calo dela, está pessoa será non grata. Pense no Diabo Veste Prada? No Met ele é personificado. Dizem que nomes como Rachel Zoe e Tim Gunn – ambos com desavenças passadas com Anna – não são habitués da festança.
3. Dito tudo isso, para esse ano, uma mesa custa à partir de U$500.00. No ano passado, o Yahoo pagou U$3mi pelo patrocínio e por 2 mesas, os convidados? Tudo escolha da Anna e não da empresa. Já um ingresso individual vai de U$25.000-50.000, mesmo assim, não basta ter dinheiro, tem que ser alguém de relevante para Anna e que não só paga para estar, mas costuma apoiar a causa do museu.
Geralmente, celebridades, atores e modelos não pagam para ir ao evento, mas fazem ~parceria com grandes marcas ou estilistas que apoiam a cau$a. Tudo isso, claro, com o aval de Anna, pois é ela quem define quem veste quem. Reza até a lenda que ela vê – e aprova ou nega – cada roupa antes.
4. O Baile do Met leva em torno de 12 meses para ficar pronto. Isso mesmo, mal termina um, a equipe exclusiva de Anna para o assunto já começa a preparar outro! Ano passado, foi lançado o documentário “The First Monday in May” (aqui você consegue assistir), nele dá pra ver a super estrutura do evento em si, que é mais que uma “simples” festa. Pra quem gosta desse universo, programão!
5. Todo ano, Anna escolhe co-embaixadores, para servirem de hosts junto à ela e receberem os convidados. Nomes como Kate Moss, SJP, Taylor Swift, J.Law e muitos outros já fizeram parte. Esse ano, o cargo fica com Gisele Bundchen, Tom Brady, Pharrell e Katy Perry.
Eles, inclusive, ajudam até a montar a lista, sugerir convidados especiais e banir outros. Por falar nisso, a top Coco Rocha, sempre habitué do evento, esse ano foi banida e o motivo? Dizem que ela já falou mal de Katy Perry no Twitter e até agora ela não recebeu seu convite.
6. Foi convidado? É queridinho da Anna? Seja pontual! A editora escolhE o horário de chegada de cada convidado e depois eles tem que cumprimentar os cicerones e, antes da festança, passar na exposição, que abre naquele dia. Sim, tem que fazer o dever de casa, pra depois curtir a festa.
7. Aqui no Fashionismo, fazemos a cobertura do Met desde 2008 (o blog começou em março/2008). Ao todo, foram mais de 200 posts e as enquetes refletem as vitórias e melhores looks do ano. Do tricampeonato da Gisele Bundchen até o vestido que iluminado da Claire Danes no último ano, qual foi seu favorito?
8. Foram usadas 250.000 rosas no último Baile.
9. Em 2016, o tema foi “Manus x Machina: Fashion In An Age Of Technology” e foram arrecadados mais de U$13mi. No ano anterior, que celebrou a China, foram arrecadados mais de U$12mi e a exposição foi uma das 5 mais vistas de todos os tempos do museu.
10. O tema desse ano? Rei Kawakubo, estilista japonesa de 74 anos e fundadora da Comme des Garçons. Desde 1983, com Yves Saint Laurent, que não era feita uma homenagem a um estilista em vida. O que podemos esperar dos looks? Minimalismo, geometria e muita ousadia japonesa. Vestidos de impacto, silhuetas que prometem causar e uma subversão à frente do nosso tempo. No dia seguinte, a exposição será aberta ao público com 150 criações de Rei desde os anos 80.
Animados com o evento? Vem acompanhar aqui no Fashionismo todos os looks, detalhes e comentários à partir das 19h de hoje!
Faz um post sobre os brasileiros no Baile do Met
Nossa, interessante saber essas coisas, mas confesso que fiquei com uma imagem ruim do todo… agora parece ainda mais forçado/artificial, não sei explicar, vejo com maus olhos todo esse controle. Ainda assim, amo os looks e acompanhar a cobertura aqui do blog!
Ana Wintour é o capiroto de cabelo chanel
Adorei os fatos sobre o baile. Não fazia ideia de nada disso!!!! :ok_hand:
O ponto é que me pareceu mais uma festa particular dá Anna (que tenho preguiça) do que qualquer outra coisa. Um nível de controle grandioso…. Não perde o encanto devido aos looks, mas… :sweat_smile: já não vejo o evento com a mesma empolgação.
Parabéns pelo post super informativo e pela cobertura desde 2008, amo acompanhar o Baile do Met e sua cobertura é incrível!!!