Televisão é sempre ótima pedida para esses dias de frio. Ficar em casa, debaixo das cobertas assistindo um bom filme é realmente uma delícia, e quando o tema é gastronomia/vinhos, aí é que a coisa fica mais gostosa. Já virou quase um ritual aqui em casa, assistirmos séries e documentários sobre vinhos e culinária, e o mais legal é que a qualidade desses programas tem atingido níveis de perfeição, quem conhece sabe.
Além de serem fonte de entretenimento, as séries oferecem informações valiosas para quem se interessa e quer se aprofundar mais nesse universo. Pra mim mesmo, várias delas serviram de inspiração para posts, bem como para me deixar envolvido e apaixonado pela enogastronomia. Separei algumas séries e programas da Netflix, que vão fazer você mudar sua visão sobre gastronomia, viagem, vinhos e até cervejas.
Chefs Table: Obra prima indispensável para os amantes da alta gastronomia, ou simplesmente de imagens lindas. A série que está na terceira temporada, apresenta em cada capítulo a rotina de um chef conceituado. Com uma linguagem didática, é quase uma biografia do cozinheiro, falando das suas inspirações para criar e sobre sua vida pessoal. A variedade dos temas é incrível, desde um sofisticado chef de restaurante estilo farm to table em Nova York até um exclusivo chalé no interior da Suécia. A fotografia é um caso à parte. Tem até um episódio sobre o nosso Alex Atala, que te faz admirar ainda mais o estrelado chef brazuca.
Anthony Bourdain: Esse desbocado e carismático chef e apresentador é um dos messias quando o assunto é roteiro gastronômico que foge do habitual e turístico. Dá pra programar uma viagem com base nos seus programas, do Brooklyn até Taiwan, o cara arrebenta nas dicas e descrições dos lugares, tudo com uma edição primorosa.
A Year in Burgundy: Voltado para os vinhos, esse documentário mostra como tudo funciona numa das mais importantes regiões vinícolas do mundo, a Borgonha. Do plantio à vinificação, conseguimos entender a complexidade dessa indústria. Tem também o A Year in Champagne, que segue a mesma linha, só que voltado para as borbulhas mais famosas do mundo.
Somm: Documentário sobre alguns sommeliers que tentam passar no exame mais importante no mundo dos vinhos, para conseguirem a classificação de Master of Sommelier. Depois de assistir dá até pra achar o Enem fácil.
Sour Grapes: Outro documentário de vinhos, esse aborda o maior escândalo de falsificação da bebida da história. Tem humor, drama e investigação, e você ainda fica curioso pra saber o desfecho.
Decanted: Bem legal e técnico ao mesmo tempo, ele fala sobre a evolução da produção de vinhos na Califórnia. Dá pra ver que os caras fizeram por merecer o lugar de destaque na viticultura mundial. Se gosta do tema e região, já postamos sobre as vinícolas que visitamos aqui.
Crafting Nation: Para os aficcionados por cervejas artesanais esse documentário é um elixir, pois aborda o crescimento do segmento nos EUA, e como as pequenas cervejarias incrementam a economia das comunidades locais.
King George: Lindo documentário com um toque dramático, sobre como o estrelado chef francês George Perrier luta pra manter seu restaurante na Filadélfia aberto, mesmo sendo considerado como um dos melhores de culinária francesa do país. O mais legal é que mostra sem romantismo, o estresse dentro de uma cozinha.
Jiro Dreams of Sushi: Para os entusiastas de comida japonesa, esse simpático documentário fala sobre o sushiman Jiro, de 85 anos, dono de um micro restaurante em Tóquio, mas com três estrelas Michelan. A receita para o sucesso é simples, tradição e a melhor matéria-prima. Você vai passar a ver um sushi com outros olhos e querer comprar passagens pro Japão.
Mind of Chef: Produzido e narrado pelo nosso querido Anthony Bordain, essa série que está na quinta temporada, tem um apresentador diferente em cada uma. O bom da série é que alinha gastronomia, história, viagem e até ciência, com foco nas inspirações e estilos de cada chef. Já no primeiro episódio você fica sabendo sobre como o tradicional e barato macarrão instantâneo teve impacto na cultura do mundo. Dá até pra aprender a transformar um miojo num super prato de chef.
Espero que tenham gostado das dicas e se interessado em assistir. Posso garantir que é gratificante e útil. Se tiverem dúvidas ou sugestões de mais séries é só deixar um comentário.
The, ameeei o post! Não sou de muito interesse dos temas mas não fazia ideia desses docs. E a Netflix as vezes é aquela coisa, parece que a gente já viu tudo que interessava, sempre bom acrescentar coisas novas na nossa lista. Pela sua sinopse me interessei por Chefs Table, o do Alex Atala será o primeiro que assistirei com certeza, Sour Grapes e A Year in Champagne. Vou até compartilhar esse post com pessoas que conheço que gostam do tema.
Dicas de séries e filmes principalmente fora do obvio e mainstream são sempre ótimos!
Oi, Jéssica.
Pode começar pelo Chefs Table que você não vai se arrepender.
Abs!
Adorei! Netflix é um vício aqui em casa. E vinho é vinho né. Amo! Parabéns Rodrigo, arrasou no post!
Oi, Daiana.
Que bom que gostou.
Abs!
Que post ótimo!!!! adorei as dicas! Você e a The colaborando juntos está deixando o blog ainda mais perfeito!
Valeu, Elisa.
Abs!
Não tinha explorado esse lado do Netflix ainda e confesso que até esse seu post, era completamente desconhecido pra mim. Meu fim de semana tá recheado agora, arrasou demais no tema!!!
Oi, Joyce.
As produções sobre gastronomia do Netflix são muito boas mesmo, você vai gostar.
Abs!
Quants dica maravilhosa! Desses só assisti Chef’s Table e amei.
Oi, Mayara.
O Chefs Table é realmente o mais conhecido, mas o Mind of a Chef também é muito legal e segue essa linha.
Abs!
Adorei as dicas, inclusive já tinha assistido alguns!
Mas não achei o A Year in Burgundy. Será que tiraram do catálogo?
Oi, Natalia.
Já deve ter um ano que eu assisti, mas eu não sabia que eles tiravam do catálogo, vou pesquisar.
Abs!
Amei a seleção! Já inclui na minha lista os que ainda não assisti.
Só não achei no catalogo Jiro Dreams of Sushi e A Year in Burgundy :(
De todos que já assisti no Netflix sobre a temática , o melhor é o For Grace. Um exemplo lindo do self made man.