Eu amo reboco, adoro uma pele eventualmente carregada e, especialmente, acho incrível o poder que uma maquiagem dá de nos transformar, disfarçar imperfeições (espinhas, olheiras) e tudo de acordo com nosso humor e vontade própria.
Agora veja bem, às vezes é bom lembrar que podemos nos libertar de tudo isso, sem necessariamente levantar bandeira de “dia-sem-make” ou “sou-linda-de-cara-lavada”. É bom lembrar que é possível se encher de sombra, exagerar no rímel e extravasar no batom e ainda assim não ser refém de se rebocar toda, sabe? Especialmente no verão. Eu tô falando de pele!
É que estamos muito condicionadas a nos inspirar nas maquiagens gringas (especialmente em tempos de tuto de 1 minuto no Insta) e lá o reboco corre solto. Repito, amo rebocar minha cara quando saio principalmente à noite, mas preciso relembrar à mim mesma que é possível sair com uns porinhos à mostra sim e ainda se sentir plenamente maquiada E BEM.
Os poros viraram vilões. Aceite seus poros.
Essa pequena reflexão veio depois que comecei a seguir a maquiadora, Katie Janes Hughes. Vocês precisa seguir a Katie! A inglesa maquia famosas (Rosie Huntington e Kerry Washington) e campanhas, não é fenômeno na internet, não tem milhões de views, mas me deixou uma lição importante. Ela brinca com a maquiagem, ousa, inventa, mas a pele dela é mais natural, sabe?
Ela adora criar pontos focais de make nos olhos e sabe qual é o procedimento na pele? Muita preparação, creminhos, primers e fim, o acabamento dela fica o glow dos próprios produtos e nada de necessariamente criar o tal do brilho através de iluminadores, o glow vem dela. Lógico que ela usa os melhores produtos e procedimentos estéticos, mas você sente que a pele dela é natural e tem um viço surreal. Ele meio que inspirar a deixar o mate de lado e mostra que uma pele reflexiva é muito linda também.
Teoricamente assim não dá pra explicar bem, mas Katie vale muito o follow justamente por nos mostrar um outro caminho, e que a gente cada vez mais encontre um meio termo entre o reboco excessivo e a cara limpa demais. Pra completar, ela ainda faz tutoriais ao vivo, no Stories, enfim, ela compartilha mais na prática e de forma absurdamente real.
Porque às vezes a gente vê aquele tutorial lindo de 1 minuto, mas que levou 20h e 200 makes, mas pareceu tão fácil, já com a Katie é mais vida real e desconstruído, vale muito seguir pra entender o que eu estou falando. E ela ainda tem um plus de não ter 20 anos e a pele naturalmente perfeita, ela se transforma, surpreende e nós aqui do lado de cá achamos possível, simples assim.
Por exemplo, depois de uma vida refém do gatinho, agora só tô fazendo o olho assim, obrigada Katie! E vocês, tem outra mulher que te inspire a quebrar alguns padrões de make, seja dessa forma por uma make mais real ou seja qual for a sua realidade?
Acho que esse foi o melhor post que eu já li sobre maquiagem nos últimos tempos. Não conhecia a Katie, mas acompanho a Lisa Eldridge e Mary Greenwell e reparo que elas nunca (ou raramente) fazem rebocão na pele. No Brasil, acho que quem é mais adepta da pele radiante com “o glow que vem de dentro” (como ela mesma diz) é a Vic Ceridono. Amo maquiagem com pele mais natural, acho que o efeito fica mais bonito que do reboco, principalmente pessoalmente. E acho mais incrível ainda a variedade de estilos de maquiagem que a internet nos proporciona conhecer. <3
Gostei da reflexão e da indicação. Vou seguir pra conhecer melhor! :)
Otimo,
make da vida real, pq por mais que siga as dicas de instagram e youtube, nem sempre da o mesmo efeito.
bjs
:)
Nathalie Billio é minha amiga desde criança, acompanhei o trabalho dela há muito tempo e hoje em dia ela faz a make desde mariana ximenes a bruna marquezine e tassia naves. A vibe dela é total pele glow, com bastante hidratante e outros produtos q valorizam a pele fresh! Vale muuuito seguir ela no insta pq além de super profissional ela é uma fofa ❤️
Amei, vou seguir! Adoro esse tipo de pele! Como comentaram, nessa pegada tem a Nathalie Billio e tambem a Carla Biriba!
Eu na vida… Amo olho maquiado, sobrancelha marcada, batonzão, mas odeio reboco…
Eu tenho tentado muito adotar o no makeup. Primeiro, porque sinto que minha pele TEM que respirar! Segundo, porque tenho percebido uma forte relação entre me maquiar e ser aceita. Logo, nesse processo de me aceitar, tenho abandonado mais a tentativa de perfeição e incorporado a aceitação aos poros, espinhas, machinhas. Cuidado sempre, claro!
A pele da Katie é linda e, imagino que, de pouco “reboco” precisa.
Vou seguir-la ja!!!! Adoro o estilo da Vic Ceridono, da Kristie Dash tb!!
Você conhece a @jkissamakeup ela tem um canal onde ensina maquiagens lindas, coloridas, iluminadas sem usar base e com produtos Cruelty Free, vale a pena conhecer! Amo o conteúdo dela, também não uso base no dia a dia, uso corretivo só nas olheiras e deixo até as manchinhas aparecerem! :heart:
Eu tô começando a maquiar e uma coisa que me incomoda muito é que eu não gosto de fazer pele pesada, bem reboco e as pessoas me falam que “preciso melhorar/treinar mais a pele”. Não é falta de treino, não é que eu não saiba fazer, só acho que 90% dos maquiadores já fazem desse jeito e eu realmente gostaria de fazer diferente. Obrigada por isso! Esse post me deu um quentinho no coração, pois não é um problema eu não querer fazer como todo mundo!
Amei esse post! Já vou seguir
Conheci ela tem pouco tempo, o estilo dela me cativou. Acho muito bonito esse ar fresh e natural, que acredito que esteja realmente ganhando força aqui no Brasil tbm. A Bruna Marquezine anda usando essa vibe e eu estou obcecada.
Finalmente um post desse! A mais de 2 anos q eu sigo essa linha de make pelo fato de ter horror a todo aquele reboco no rosto. É uka coisa que pesa e esconde a sua pele. Claro que eu amo make e uso desde de sempre, mas o que eu não gosto é de excesso. Prefiro ter essa pele mais clean por que assim EU apareço e não aquela base x ou y ou aquele contorno absurdo. Sou fã das makes da Charlotte Tilbury e do Patrick Ta.
É muito raro ver alguém se maquiar assim, e é o meu jeito preferido, reflete mais o meu próprio jeito de ser. Gosto muito de usar sombras e batons coloridos, mas a pele, por mais que a minha esteja precisando de maiores cuidados, sinto pouca vontade de cobrir tudo.
Reboco é lindo, mas eu particularmente prefiro só em certas ocasiões.
Amo esse tipo de maquiagem. Durante a semana, mesmo para trabalhar, minha make é super leve pq detesto aquela sensação de maquiagem derretendo durante o dia. Quando volto de festa a primeira coisa q faço é tirar a maquiagem, sentir a pele respirar é um alivio!
Sempre que eu vejo os vídeo de maquiagem reboco pro dia-a-dia eu só fico com aflição de pensar em passear assim no calor 40 graus do rio de janeiro rs. De uns tempos pra cá, investi em cuidar da pele e cada vez mais a correção ficou de lado. Pra mim, que fico incomodada de sair de dia com algo na pele, mesmo que seja só bb cream e/ou corretivo, foi a melhor coisa! (mas é preciso disciplina, admito)
Amei o post e a indicação! Vou seguir já!
Adorei a dica! Vou acompanhar ela! Gosto muito das makes da Lisa Eldridge e da Nikki Makeup, elas não parecem reboco, gosto do Patrick Ta também! Nacional acho que só conheço a Vic Ceridono nessa vibe mais “não tire seu glow natural” e “quase nada é tão legal quanto maquiagem” hehe sou fã. Vou procurar as outras sugestões dos comentários!! Para quem se interessa por cuidados com a pele, indico muito a Alex Steinherr. As dicas dela são ótimas e com a pele boa, dá pra usar cada vez menos maquiagem (mas vez ou outra um reboquinho vai bem hehe).
Nossa como me incomoda o reboco. Acho as makes incríveis. Adoro sair sempre maquiada. Mas acho que a pele não precisa ser tão pesada como vejo por aí. Bjo
Eu nunca fui muito boa em maquiagem, então nunca gostei de reboco, apesar de gostar de gostar de pele matte por ter tendência a oleosidade, mas aos poucos eu vejo desmistificando isso e entendo que faz parte da vida, então não tem porque esconder. Acho que a mudança na forma de ver a pele é um pouco de moda (ela mais iluminada, por exemplo), mas também de mudança pessoal!
Amo reboco, mas adoro o efeito glowing com produtos para o dia. Como a minha pela é muito seca, eu uso hidratante diariamente, o que dá esse efeito luminoso é o nívea de lata azul sabe? Aí só uso corretivo nos lugares que precisa e fica mara!
Eu amo um reboco mas fazer em casa para o dia a dia nao rola, toma muito tempo, amei a dica!
KATIE MINHA MUSAAAA amo essa mulher, ela e Ania Milczarczyk são minhas inspirações de make fresh, com foco na pele saudável e sem muito reboco! As lives da Katie são maravilhosas, me rendi à Glossier (alô haloscope moonstone) por causa dela hahaha amei vê-la por aqui!
Apesar de amar as maquiagens dela, o aspecto oleoso ainda me incomoda um pouco. Acho que é algo meio cultural, né? Pelo nosso clima, a forma como nos maquiamos… Acaba que a gente tende a ter essa aversão por uma pele que brilha demais – mesmo sabendo que esse brilho é saudável. Minha pele estava MARAVILHOSA há uns meses, mas aí usei um produto que acabou com ela e agora estou lutado para que volte ao normal. Eu não gosto muito de usar base e quando uso escolho a mais leve possível, mas não abro mão de um pózinho para matificar!
Amei o post! E sou super a favor de pele natural! Não aguento mais ver essas makes e tutoriais com a pele rebocada.
Adorei a dica da maquiadora, vou começar a segui-la.
Nunca gostei de usar muito produto na pele, até porque minha pele é oleosa e os poros são abertos, com o tempo o reboco vai derretendo e a make fica horrível.
Amei demais essa dica e já estou seguindo.
Adoro pele leve e fresh!