Quando o assunto é comportamento de consumo, compras em geral e, claro, moda, você é um early adopter ou tradicionalista? Bom, pra quem não sabe, a expressão em inglês significa basicamente aquele que nota – e adota – as tendências antes de todo mundo, antes mesmo de virar… tendência! Aquele que sai na frente, um desbravador em algum tema vigente.
Bom, a ideia não é ser o pioneiro ou o diferentão, mas usar de informação – no nosso caso, de moda – pra sair na frente no sentido de: ser mais atento, antenado, e também consciente e sustentável. No podcast da última sexta, falamos como esse comportamento e como ressignificar nossa relação com a compra desenfreada, pode nos ajudar individualmente, mas principalmente o mundo onde a gente vive.
Com isso, fiquei super feliz em produzir um Podcast em parceria com a BoBAGS, plataforma de aluguel de bolsas, roupas e acessórios, para falar sobre o fim do modelo convencional de consumo, a transição do presente e o que poderemos esperar do futuro. Dica: envolve alugar de um tudo!
De toda essa dezena de podcasts que fiz nos últimos 2 meses, sem dúvida esse foi meu favorito! Nesse especial, abordamos 5 temas e 3 trago para cá:
ALUGUEL
Claro, não poderíamos começar falando de um método que é até antigo, porém foi amplamente ressignificado nos últimos anos e o futuro será mais gigantesco ainda e, hábito comum entre todo e qualquer consumidor. Quem catapultou essa nova onda? A geração Z, leia-se jovens nascidos entre 94 e 10. A previsão é que por conta deles, o formato de aluguel cresça 1,8 bilhão de dólares até 2023. Babado!
Ja contei aqui que na BoBAGS, é possível alugar bolsas grifadas, das clássicas às mais descoladas, mas também é possível alugar acessórios e até mesmo roupas de marcas gringas ou nacionais (tem uma popup da A.brand dentro do site deles!). Mas além dos clássicos da moda, lá fora eles alugam de edredon a móvel, de flores (sim, flores!) a todo e qualquer objeto. Seja com um propósito experimental ou pela praticidade.
Para essa nova geração, compras fazem sentido para coisas que você sabe que vai usar com frequência, já a locação faz sentido para as coisas que você gostaria de tentar. E esse espírito deles, em muito breve será mais comum ainda pra gente também.
ASSINATURA E CLUBES
As empresas não vão mais vender produtos, mas sim entregar serviços através de assinaturas. Basicamente isso, tudo girará em torno da experiência e comodidade. Precisaremos poupar tempo e dinheiro, logo, novos formatos surgirão pra preencher tais necessidades.
Assinaturas são comuns e existem há décadas (quem nunca assinou uma revista?!), mas hoje em dia é possível assinar de um tudo: flores, leite, ovo, carro e até energia!
CURADORIA
Já bati nessa tecla nesse post aqui, mas 1 ano depois reitero e reafirmo a necessidade de recorrer à marcas e especialistas para facilitar e incrementar nossa vida! Seja no aspecto de nos direcionar a uma tendência, através de um e-commerce com peças mais apuradas e de acordo com a moda vigente, mas também da conveniência de ter o produto “da vez” no conforto do nosso lar.
Por exemplo, existe assinatura de vinhos com escolhas dos experts, que vão te facilitar na tomada de decisão do vinho de acordo com seu gosto pessoal. Olha só, a reunião dos mundos das assinaturas + curadoria = sucesso!
Bom, esses foram 3 temas abordados no nosso Podcast, por lá falo muito mais, cito outros 2 e ainda faço uma projeção de como serão as lojas físicas do futuro. Palpite?!
Tem Podcast Fashionismo Para Ouvir aqui no ITUNES, SPOTIFY e em muitos outros apps de podcasts!