De volta com nossa série “De onde vem as tendências?”, chegou a hora de falar sobre a popularização das tendência. A gente entendeu de onde ela vem, mas nada técnico ou conceitual funcionaria se não houvesse um condutor disseminando a tal tendência, certo?
Se no último post falamos de revistas, internet e streetstyle, de onde vinha a tendência popular antes disso? Acertou quem disse TELEVISÃO! Nós nos inspirávamos entre novelas e atrizes, seja uma tendência à la Jade, Helenas de Maneco ou as atrizes hollywoodianas antes da era digital.
Atualmente, são considerados 5 polos de atração de tendência: passarelas; celebridades; streetstyle; blogs de moda; capitais da moda. Falando do Fashionismo em questão, vocês sabem que não uso a tendência, mas sim as noticio e meu “serviço” basicamente é notar uma tendência o quanto antes para mostrar pro meu público e que ele se inspire e consuma da melhor maneira, seja através de achados ou simplesmente “antes” de todo mundo.
Agora voltando ao caso da Katie Holmes e inspiração dessa série, o que me fascinou é que a atriz nunca foi uma fashionista declarada, seus looks são bem cotidianos e não parecem ter dedo de stylist no dia a dia e isso tudo fez como que seu “sexy cardigan” tenha viralizado de maneira surpreendente e isso que é o mais legal na moda! É óbvio que o cardigan é um item clássico, não vemos aos montes nas lojas, mas sempre existiu, mas o ponto de vista dela, acrescido ao fator internet, fez explodir a tendência.
E onde quero chegar como tudo isso? Na Katie foi espontâneo, mas geralmente não é! Nomes como Bella Hadid e Kendall Jenner são conhecidos além das passarelas por sempre usarem as peças da – próxima – vez, seria a dupla super descolada? Sim e não. Lógico que elas tem um feeling pro que está na moda, especialmente por transitarem no meio, mas muitas dessas celebridades ainda são vitrine de looks e fazem parte de tendências orquestradas.
Um caso super recente e agora polêmico, mês passado falei da overdose Bottega Veneta, a italiana – outrora low profile, tem sido vista em TODOS os lugares, seja com seus sapatos esquisitos e clutch fofa. Acho tudo uma grande coincidência? Nada disso, é tudo orquestrado pra viralizar e, se o produto for minimamente interessante, viraliza!
Já repararam que a modelo Rosiet Huntington-Whiteley não larga seus modelitos Bottega? Acha que ela ama? Bom, ela pode muito bem amar, mas isso nada mais é que ativação da marca pra vestir celebridade x e ver uma marca, logo, tendência… viralizar! Não só Rosie, mas como um séquito de superinfluencers tem usado cada vez mais a marca, logo, despertando desejo mundo afora. O interesse pela marca cresceu absurdamente no último ano e muito por esse empurrãozinho, nada espontâneo, criado pelo time de relacionamento + celebridades.
Bom, o mundo dos #publis e #recebidos não é nenhuma novidade desde antes da existência da internet, mas é um formato poderoso – e riquíssimo – de espalhar a tendência de maneira agressiva, mas muito eficiente! Sejam as embaixadoras de marca declaradas (na Chanel elas tem até nome próprio, fidèle) ou disfarçadas, é o novo clássico digital e muito eficiente e impactante!
No post de amanhã da nossa série especial, falaremos do simbolismo das tendências nas últimas décadas e o que nos reserva de memória do hoje!
Acompanhando e adorando os posts dessa semana. Parabéns pelo conteúdo.
Oi, que interessante, essa televisão pega mesmo. Uma vez perguntei para um ambulante, destes que fica na Av. Paulista e que vendia bijuterias. Como ele vendia tão bem?
Ele me contou seu segredinho. Assistia as novelas e ficava reparando em tudo que as atrizes utilizavam nas mãos, nas orelhas e tudo mais.
Assim que aparecia uma novidade ele logo montava uma igualzinha. Era batata!
Hoje tem influenciadores digitais que entregam este serviço pronto e com muita classe, já nos indicam aonde e como utilizar, como fica e o que serve ou não.
Que maravilha !!!
Adoro suas postagens. Amo suas tendências
Beijocas
Esperanodo a sequencia desse texto. Cadê ?