Moda  •  07 nov 2021

Verde Bottega, a cor do ano!

Cor e moda sempre andaram lado a lado e não digo só no quesito cor de roupa, mas muito na questão branding e o poder que uma cor, sem nenhuma palavra ou símbolo, pode indicar o nome de uma marca.

Acredito que a cor com “nome próprio” mais famosa do mundo é o azul da Tiffany, mas o vermelho da Coca-Cola é indefectível, o vermelho e amarelo do McDonalds abre até apetite, o rosa Barbie é praticamente uma dedução automática. Na história mais recente, marcas já surgem em busca de sua cor própria, como o rosinha da Glossier que pautou uma era millennial e mais recente ainda, a Ginger, da Marina Ruy Barbosa, que surgiu com um laranja já indefectível e praticamente registrado em cartório.

Onde eu quero chegar com tudo isso? Na cor do ano, e ela não foi escolhida pela Pantone, mas foi uma sucessão de fatores da bem sucedida Bottega Veneta que, como quem não quer nada, viralizou com seu VERDE BOTTEGA.

 

Como definir o verde bottega? Um verde bandeira. Ele é saturado, intenso, forte. É elegante e tem um quê irreverente (verde né, não é das cores de roupa mais clássicas). Pra mim ele tem uma mística, sabe? Algo impetuoso, cheio de personalidade.

Há alguns anos, desde a chegada de seu novo estilista, Daniel Lee, a marca italiana de couro, que sempre foi mais low profile, despontou como marca sensação e desejo absoluto. A estética minimalista e os elementos altamente viralizáveis foram visto em famosas, influenciadoras, feed do insta e pin do Pinterest. Em qualquer loja que você for – especialmente as de bolsas e calçados, 90% delas tem reproduções de itens da Bottega, ou seja, essa bolha estourou e a onda italiana virou mundial. Agora essa onda é verde!

Na última coleção de inverno, a marca fez uma desfile e nela, como quem não quer nada, tinha um ou outro look verde. Daí foi só correr pro abraço, roupa, bolsa e até a shopping bag da marca, o tom verde se espalhou com louvor!

E como tudo em tempos digitais, o modismo se espalha rapidamente, ainda que de forma sutil, como nesse caso. O lado bom dessa tendência é que ela, por incrível que pareça… é democrática! Enquanto uma bolsa Bottega não sai por menos de R$12.000, um verde Bottega pode sair por milhares de dígitos a menos, basta ter sorte ou seguir o fashionismo vigente e aguardar como a cor pode vir em outras marcas, especialmente as fast fashions!

Acha que a onda verde é por acaso? Que nada, Bottega está levando a seríssimo. Recentemente eles inauguraram em Seoul, na Coréia do Sul, uma instalação imersiva chamada “The Maze”. O local, claro, é totalmente verde e surgiu do nada no meio de um estacionamento e tem referências ao mundo do video game. O tour reforça a estética minimalista e comedida da marca (sabia que eles deletaram seu Instagram?) e também o verde que já virou marca registrada e pode ser considerada a cor do ano!

Anterior
Próximo
Comente Aqui

5 comentários em "Verde Bottega, a cor do ano!"
  1. Marina
    08 nov 2021 // 00h02

    Comprei ano passado uma bolsinha verde bottega na SheIn por 70 golpes!! Tô muito trendsetter!

  2. 09 nov 2021 // 11h34

    Tenho visto muitooo verde por aí! Tanto esse bottega quanto outros! Será que vem aí cor de 2022? Amo!!

  3. SILVIA ELAINE DA SILVA
    09 nov 2021 // 20h06

    Amei esse verde! Quase tão bom quanto o Red Valentino que pra mim é a melhor de todas as cores!

  4. SILVIA ELAINE DA SILVA
    09 nov 2021 // 20h06

    Amei esse verde! Quase tão bom quanto o Red Valentino que pra mim é a melhor de todas as cores!

  5. Suzane Bahde
    11 nov 2021 // 16h16

    Eu AMO essa cor!! Tenho um recorte de revista do começo dos anos 00 da Mariana Ximenes vestindo um vestido de festa verde, perfeito! E é exatamente esse verde bottega.