Moda  •  02 jan 2023

-Core, aesthetic e blá blá blá

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Se você é dos tempos dos primórdios dos blogs certamente vai se identificar com uma das expressões mais populares para se expressar a tendência do momento, a “trend alert”. É o estrangerismo aliado ao senso de urgência de ter a it peça, o must have e por aí vai. O uso da língua inglesa é comum, se usado com alguma parcimônia até vá lá, e de quebra ainda embala a palavra numa roupagem mais bonita e contemporânea.

Agora se o tal alerta de tendência permeava nosso imaginário fashion uma década atrás, corta pra 2022 e duas palavrinhas que são até comuns, mas em 2022 definitivamente se dissiminaram em tudo relacionado a moda: -CORE e AESTHETIC. Por exemplo, você certamente já viu sobre “BARBIECORE” ou “OLD MONEY AESTHETIC”, termos cunhados e popularizados pela rede ao lado e que ganham força e importância, mesmo não sendo nada de novo.

Quer criar uma moda x? Coloca o sufixo core. Quer lançar uma tendência, chama de estéAESTHETIC e tá lá o verniz de Fashionismo (não o blog rs) que a moda fugaz hoje em dia pede.

O problema disso tudo? A urgência em se criar tendências, estilos. A vontade exacerbada – e acelerada – em pautar moda e movimentos. A obrigação em se encaixar em segmentos ou “tribos”. A consequência? Compra exacerbada e uma relação com a moda de forma mais tóxica e menos experimental e genuína. É muita estética pra pouco tempo ou até mesmo dinheiro. 

Se você reparar parece que tem tempos que se falou da tendência do “dinheiro velho” ou da “avó rica que mora na praia” (aliás, é sempre sobre dinheiro, status), mas isso foi só esse ano, 2022. E o Barbiecore? O filme nem lançou, mas talvez a gente nem aguente mais usar rosa. Aliás, vale dizer que só agora essa cor está chegando de forma “oficial” ao grande público aka lojas populares ou fast fashion.

Aqui no Fashionismo adoramos termos e expressões para categorizar algo, mas a velocidade que essas novidades andam surgindo, impressiona (e talvez assunte, pq o tempo de maturação de uma tendência parece ser outro). Até o fechamento dessa edição eu não sei qual será a ~aestheticore do momento, mas da nossa parte vale refletir um pouco o quanto a gente se envolve mais com o nome do que o propósito da moda em si.

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4 comentários em "-Core, aesthetic e blá blá blá"
  1. Sabrina
    03 jan 2023 // 12h05

    Cara, que matéria bem escrita. Amei, Thereza!

  2. Bia
    03 jan 2023 // 17h02

    Thê sempre incrível =)
    Eu sigo achando que vivo em um universo paralelo onde só eu no Brasil não consigo acompanhar tantas tendências / preço das coisas…
    É muita estética pra principalmente muita exaustão, pouco dinheiro e zero sustentabilidade. rs

  3. Suzane Bahde
    04 jan 2023 // 16h49

    nossa! o Barbiecore é o melhor exemplo disso!
    Quero mto ir de rosa assistir, mas segundo a galera dos ‘core’, acho q já vai estar ultra-passado!! rs

  4. Natalia
    22 fev 2023 // 11h40

    Saudades dos posts aqui do blog.
    Como sempre, arrasou no comentário.
    Sua leitora desde 2012 (L)