Poucas vezes eu uso essa palavra aqui no blog, mas uma coisa é fato, salto muito alto está cafona. Aqueles exageros de 15cm, modelos muito vertiginosos? Guarde eles no armário. A fase é salto baixo, veja aí a moda das birkenstocks e dos tênis descolados… Mas não, você não quer usar o sneaker couture da Chanel, muito menos aquela chinela que seu pai tem parecida? Então chegou a hora do salto gatinha!
Durante a NYFW, o que mais notei entre um desfile e outro, foi que as editoras de moda e fashionistas em geral, deixaram os saltos super altos de lado, foram pouquíssimas as que arriscaram subir no salto, mas acima de tudo mostraram que a moda pode ser versátil e um outra altura de salto pode ser mais que bem-vinda.
Junto a isso, vi um movimento voltando e taí um modelo que é confortável, elegante e um meio termo entre o fashionismo vigente e o clássico de sempre: o kitten heel, o famoso salto gatinha!
Esse modelo surgiu na década de 50, onde as adolescentes estavam naquela fase, nem saltão nem saltinho, fez-se o kitten/gatinha, pra criar um meio termo, mas ainda assim subir no salto, mas com um pouco de delicadeza.
Esse tipo de sapato vai-e-vem, mas tem fortes entusiastas como Carla Bruni, Taylor Swift, Kate Middleton (que sempre usa o modelo em eventos oficiais) e nossa saudosa Lady Di. Nos streetstyles da vida, já vimos Olivia Palermo e Ashley Olsen usando versões clássicas ou ousadas.
O saltinho, que geralmente não passa de 4,5cm, vem em versão mais fina e discreta e também uma opção tipo scarpin, afinal, no final só queremos ter a impressão que estamos subindo no salto, mas não tão alto assim.
Agora se falamos nesse tipo de salto, de cara pensamos nas francesas, sempre sofisticadas e descomplicadas, usando o modelo na medida. A editora da Vogue, Emmanuelle Alt, é forte entusiasta do modelo e não tem semana de moda que ela não esteja usando um. Sempre com versões discretas, mas que só mostram que subir no salto é preciso, mas não vamos exagerar.
É inegável que esse modelo tem jeito de antiguinho, o que muitas vezes pode parecer datado, mas pesquisando por aí vi que muitas marcas brasileiras tem feito releituras mais que atuais do modelos, pra deixá-lo com mais cara de 2015 do que vintage da mamãe.
Fiz um SHOP com vários modelos de kitten heels que já vi por aí. Eu tenho um de oncinha vermelha da Cavage que é o sapato MAIS confortável da vida, só usei ele na NYFW e daquele tipo de modelo que é mais confortável que sapatilha. No e-commerce deles tem essa versão rica de phyton, oncinha colorida e esse aquamarine lindo.
Louboutin também tem sua versão e aqui no Brasil sai na faixa de R$2000, vai que! Carmen Steffens tem seu pretinho texturizado e na Schutz um maaaar de cores, bem como na Corello e Dumond. Na Luiza Barcelos foi onde achei a maior diversidade, com gatinhos – todos lindos – fora do óbvio. Por fim, um modelo amarelo Santa Lolla, pra deixar o look mais alegre e menos careta!
Acho que é um modelo de sapato atemporal, mas que nessa temporada vem com inúmeras releituras interessantes e que só mostram a força do salto gatinho. Pra quem não quer viver a-ditadura-do-salto, pra mim não há opção elegante, atual e ainda nas alturas. E vocês, curtem e usariam um modelo assim?
A Santa Lola tem umas versões muito bonitas e os coloridos são lindos!
http://destinofeliz.wordpress.com/2014/09/23/quero-ir-para-a-proxima-copa-do-mundo-na-russia/
adoro scarpins!! mas sou adepta mesmo dos de salto alto!!
bjuxx
http://www.deliriofashion.com.br
NAAAAAOOOOOOOO!!!! Odeio salto gatinho with a passion! Acho a coisa mais cafona do mundo.
Sorry Thê, precisava expressar a minha opiniao.
bjs!
vou fazer um look do dia com o meu – kkkk – pra vc ver que nào é!
e esse que eu tenho da cavage (já postei no insta) to-do mundo me pergunta de onde é!
acho charmoso, confortável e ainda de salto ;)
já eu acho muuuuito cafona esses saltinhos! hahaha gosto é gosto….
Ó Eu cafona aqui o/… rs
Apesar de não ser muito de usar saltos vertiginosos ainda assim prefiro eles a esse saltinho estranho. Não tem hype na moda que me faça usar o que eu não quero.
Gostei desses saltinhos . Principalmente aqueles que quando a mulherada anda fazem aquele som bom de ouvir , tok , tok , tok , tok , dando a impressao de pernas firmes . E ficara lindo acrescentando no look um cabelo fingerswave , um baton cupid´s bow e um vestidinho melindrosa .
Aii The, eu tenho HORROR, PAVOR desses saltos. Acho bem breguinha e bem feinho, coisa de vovó e de tia sabe? Pra quem gosta de um look vintage acho super bem vindo, mas tirando isso, acho cafonérrimo! Prefiro continuar com meu salto 10 ou 12 do que descer pro 5. Pra mim, ou usar salto ou não usa nada, vai de flat ;)
Essa moda eu passo fácil! Assim como ignorei e continuo ignorando as mules.
Beijos :*
noooooooossa! Sorry, The. Tenho que discordar! Acho a coisa mais cafona esse saltinho “nem lá, nem cá”. Acho muito mais elegante usar uma sapatilha do que esse tipo de salto. E olha que eu falo do alto dos meu 1.55m de altura. kkk
O bom da moda ( e da vida) é que nem todos curtem as mesmas coisas, ainda bem! Eu, com certeza, deixo passar essa “trend”. Não gosto mesmo.
beijos! :*
Oii Theresa, tenho que discordar também hahaha, não é muito meu estilo, mas moda é assim aberta a todos os gostos e estilos. E acho que os saltos altos não estão cafonas agora, justamente o contrário, com as tendências disco vindo com tudo, eles estão bem em alta.
Só queria deixar meu conetário, adoro o seu blog! :) :)
Ah, tenho dois scarpins de uns 5 cm de salto e já quero comprar o terceiro. Trabalho em ambiente formal e tem dias q cansa ficar montada no salto.
Acho que nao pega aqui pq as brasileiras em geral são baixinhas. Não achei de todo feio, mas acho dificil investir um dinheiro em sapato bom num modelo que vai ser pouco usado a longo prazo. Bjs, thê.
Também acho que não pega aqui no Brasil não… Brasileira é 8 ou 80, ou tá de sapatilha ou nos médios-altos. Esse nem lá nem cá também creio que não agrade muitas não… Eu, por exemplo, só usei quando tive tendinite no joelho e o ortopedista me mandou usar saltos de 3 ou 4 cm hahahahahahahahah
Tirando isso, ou saltão ou sapatilha. Nesse quesito, fico fora de moda mesmo hihihih
Eu gosto desse salto, especialmente para trabalhar.
Quem tem a rotina muito corrida não consegue manter um saltão o dia todo, e para variar com a sapatilha, adoro essa opção.
:)
Eu acho que é uma boa opção!
Eu por exemplo, tenho os dois pés operados e queria muito poder e saber andar de salto.
Acho lindo, só que não posso usar mega saltos….o limite é 5cm…
Muitas pessoas tacham de feio e de “titia”porque não sabem montar um bom look com o tipo de salto mais baixo.
Ademais, acho mesmo ridículo essa ditadura do salto, tudo tem limite, o salto por vezes é muito prejudicial.
Se puder, cara Thereza, faça uma postarem sobre looks sem salto alto, com saltos baixos ou flats…
Parabéns pelo blog! Adoro suas potagens!
Abraços
Tenho todo o preconceito do mundo com esse salto heheheheh!! Tenho a impressão sempre de que o saltinho não vai aguentar eu vou tomar pro lado ou então o saltinho vai afundar pra dentro do pé hahahahhaha!!
Eu super amo e curto esse salto. Como tenho que caminhar alguns minutos para chegar ao trabalho, sempre aposto no kitten heel. Ele me deixa confortável o dia inteiro, fico arrumadinha e super combina com meus vestidinhos românticos. Amor define
Acho muito feio! rsrsrs
Dá impressão que você pegou um salto alto e cortou no meio.
Eu brinco que é sapato de véinha! rsrsrsrs
Gente, acho lindoooo! Acho Paris, acho sofisticado e com jeans justinho acho lindinho demais!!