Olá, pessoal! Hoje resolvi falar um pouco sobre o “ritual” para consumir o vinho. Parece frescura, porém é justamente ele que diferencia o simples beber do degustar. Com algumas dicas vocês poderão notar como o seu paladar vai se adaptando à bebida e transformará a sua degustação em uma experiência muito mais interessante. Vale a pena se reunir com os amigos para que cada um detalhe suas sensações, pois gosto é uma coisa individual e subjetiva.
Um dos fatores que podem alterar completamente os sabores do vinho é a temperatura, que pode variar de acordo como o estilo do vinho. Brancos, tintos, rosés e espumantes tem características particulares e deve-se respeitar a temperatura de serviço de cada.
Por exemplo, um tinto servido a uma temperatura mais alta, pode ressaltar demais o álcool tornando-o desagradável, bem como um branco muito gelado pode esconder seus aromas e sabores e ficar insosso e vice-versa. Existem tabelas que apresentam a temperatura correta para cada tipo de vinho, mas cá entre nós, quem tem em casa um termômetro para bebidas? Assim sendo, vamos ser práticos!
Para os tintos mais encorpados, o ideal é que a temperatura varie entre 16 e 18 graus, contudo, como vivemos em um país tropical, em dias mais quentes essa temperatura pode ser uma pouco mais baixa. Deixar a bebida por mais ou menos 10 minutos no congelador vai ajudar, mas o que vale mesmo é o gosto de vocês, se acharem que ainda está “quente” deixem um pouco mais. O vinho deve estar fresco na boca! Para tintos mais leves, a temperatura pode ser um pouco mais baixa.
Já para os brancos, uma dica: deixe pelo menos 25 minutos no congelador e quando servir, volte a garrafa para a geladeira para que se mantenha a temperatura. Champagnes podem seguir a mesma regra, eles não precisam ser bebidos estupidamente gelados, pois assim perdem suas características.
Experimentem, testem, avaliem as características em temperaturas diferentes. Isso certamente contribuirá para que vocês comecem a perceber as nuances da bebida, fazendo que avaliem melhor os aspectos que consideram mais agradável. O processo de tentativa e erro é muito válido!
Outra coisa que vai fazer vocês mudarem a percepção da bebida é o “cheirar” do vinho. Sério, pra mim, 70% do prazer da degustação consiste nos aromas. Não encha a taça por completo, deixe mais ou menos 1/3, isso ajudará na oxigenação. Prestem atenção na cor da bebida, se é mais escuro, mais claro, rubi, violeta ou até mesmo quase negro de tão concentrado (num outro post falarei sobre as uvas e suas características). O ideal é inclinar a taça sobre uma superfície branca para enxergar melhor. Caso queiram, posso fazer um post só de taças e ferramentas etílicas pra incrementar o ritual.
Vocês provavelmente conhecem o esteriótipo do bebedor de vinho balançando e girando a taça que nem louco. Pode parecer bobeira, mas existe uma explicação bem simples, qualquer composto alcoólico, ao ser “mexido”, agita suas moléculas, volatiza o álcool e libera os aromas. Façam o teste, sintam os aromas com a taça parada e depois girando-a, é bem diferente!
Por fim, “mastigue o vinho”. Isso é bem legal e vai deixar sua degustação mais longa, fazendo com que aproveite bem mais. Coloque uma boa quantidade de vinho na boca e bocheche, isso mesmo, sinta o peso da bebida e todos os seus sabores. Outra dica é oxigenar o vinho dentro da boca. Não é difícil, puxe o ar “fazendo biquinho” enquanto estiver com a bebida na boca, como se estivesse fazendo borbulhas com o líquido.
O vinho se encherá de oxigênio e os sabores literalmente explodirão. Não se importe em fazer barulho… faz parte! Após engolir, concentre-se um pouco e comece a perceber os sabores que ficarão na boca, frutas, chocolate, madeira e outros, isso se chama ‘sentir o final do vinho’.
Esses pontos fazem parte do ritual de beber vinho, com o tempo incorporamos naturalmente e sem nenhuma obrigação! E no final das contas, gestos assim transformam esse momento em algo mais agradável e logo valorizamos cada garrafa bebida. Espero que tenha ajudado e qualquer dúvida pode perguntar nos comentários!
sou leitora bem antiga, já pedi muitas dicas logo no início do seu blog. estou sempre por aqui, mas não comento mais. dessa vez tive que comentar. adorei o post. uma graça! divertido e informativo, eu achei. estilo muito parecido, o de vocês dois. vida longa ao casal!
Raq, fico feliz de vê-la aqui e saber que acompanha o blog desde sempre! Pra mim nada mais satisfatório que isso <3 <3 E que bom que aprovou o marido-blogueiro e que combinou com a pegada do blog
bjs!!
Adorei!! Sexta vai ter vinho pq quero experimentar essas técnicas! :)
Genteeee, apenas a-man-do esse novo blogueiro e toda sua sabedoria!!! :wine_glass: :wine_glass: :wine_glass: obrigada Rodrigo! kkkkk
Adorei o post! Adoro vinho e adoraria entender do assunto, me falta tempo para me dedicar. Mais posts serão super vindos! :wine_glass:
Amei! Mais um post maravilhoso! Mandando agora pro meu marido p gente testar isso td juntos nesse fim de semana! :blush:
Que texto bem escrito, formatado, ilustrado e divertido!
Adoro essa pegada de vinho para leigos sem ser enochato ou boring!
Não pare!
Pensando aqui qual é a taça da olivia pope hahahaha :wine_glass: :wine_glass: :wine_glass:
Pensei a mesma coisa! Hahahahahhaha
Adorei! To amando aprender mais de vinho por aqui, e hoje já vai ser dia de colocar as dias em prática! =)
Amo vinho… adorei o post!!! :clap: :wine_glass:
Não pude deixar de pensar no quadro que satiriza os apreciadores de vinho do programa Tá No Ar, já viu Thereza? Hahahhahahaah!!! O cara passa hooooooras girando a taça, gargareja, faz isso, aquilo, pra no final dizer, com a cara bem séria, “acho que é vinho”, Eu simplesmente explodo de rir com esse quadro!
Outra coisa: morri de rir com esses quadrinhos que o Rodrigo colocou! Esse do “say when” então, rachei!
Beijos e continuem com essa tag divertidíssima!
olha só esse infográfico sobre rolhas :blush: http://blog.dactylo.com.br/dactylo/infografico-vinho-porta-rolhas/
Rodrigo tá cada dia mais Expert-blogueiro hehehehe, ele fala divinamente bem e de ótimo entendimento. Confesso que não sou uma bebedora de vinhos, mas quando for usarei as dicas com veemência :)
http://www.aceitaumcafe.com
Daí você lê achando que é a Thereza e descobre que é o Rodrigo só no final… :stuck_out_tongue_closed_eyes:
Adorei! O post está cada vez melhor… dá até vontade de experimentar mesmo! :wine_glass:
Bjs!!
Adoro toda quinta por que sei que tem post sobre vinhos e eu amo!!!!!!!!
Achei muito legal pois com o tempo bebendo vinhos e vinhos, tem certas coisas que a gente vai percebendo aos poucos, como a questão da temperatura para tintos, que fica tão claro com o tempo. Vinho tinto gelado, você sente só o álcool…
Thereza, eu como leitora antiga adorava quando você falava sobre espumantes e vinhos, agora essa TAG nova arrasou!
Estou ADORANDO esses posts do Rodrigo!! Já está virando blogueiro profissional! rsrs
Parabéns para o casal e continuem com a tag! Estamos aprendendo muito!!
Não conhecia o blog, mas curti demais a postagem. Sempre tive meus rituais empiricos próprios para apreciação dos vinhos, mas aho que aprendi algumas dicas mais “científicas” que podem me ajudar muito a partir de agora ;)
Adorei que o maridão apareceu aqui The!!!!
A matéria ta linda!!!! :thumbsup:
Top! adorando as dicas do Rodrigo! Amo vinhos, eu e meu namorado adoramos ler sobre! =)
Muuuito legal!!Estou lendo todos seus posts relacionados ao vinho!Já estou com uma looooonga lista para provar !!