Crise política e econômica, transição de nossa sociedade, de como consumimos moda e até a forma sustentável como compramos e descartamos. Já tivemos esse papo e sabemos que o tempo do oba-oba ficou pra trás, se Deus quiser até teremos uma fase futura de pura ostentação, mas a vibe vigente é outra.
Tudo isso só pra contextualizar: cuide bem do que você tem. Ok que não precisamos de crise para tal, mas é nessa fase que a gente precisa de valorizar mais ainda, certo? O investindo na bolsa nunca fez tanto sentido e agora precisamos de meios para cuidar das que já temos!
Esse post é bem pessoal, porque senti que algumas das minhas bolsas que investi meu rico dinheiro tão meio desgastadas, sabe? Logo fiz um apanhadão de cuidados básicos, que pode servir pra vocês também, vamos lá?!
1. É importante identificar o inimigo (rsrs) para saber como agir. Manchas de comida podem ser removidas com giz branco, deixe-o agir por uma noite e no dia seguinte remova-o delicadamente com uma toalha.
Já para manchas de óleo, o clássico amido de milho (aka maizena) funciona se usado imediatamente após a mancha. Esfregue na região e ela absorverá o óleo.
Um clássico, mancha de caneta, se ela for recente, borracha branca usada levemente ajuda a apagar. Se for mancha antiga, é melhor levar pra um profissional, um bom sapateiro ajuda a tirar a mancha sem estragar a bolsa. Agora se a sua bolsa, sabe-se porque, estiver fedorenta, use bicarbonato de sódio! Coloque o produto num saco dentro da bolsa e feche-a bem, depois disso espere por 1 ou 2 dias, que o odor será absorvido.
2. Tenha um arsenal de cuidados! Escovinhas delicadas ajudam na manutenção de vários materiais. Mas especialmente borracha branca (veja bem, branca), papel toalha e lenços umedecidos de bebês colaboram pra tirar manchinhas e sujeiras básicas de certos modelos.
3. Crie um hábito. Não chegue com borracha, papel e tesoura quando ela já estiver no limite da beleza, tenha uma manutenção periódica para ela estar sempre bela. Eu tenho aquela Prada roxa que tinha uma cor belíssima e hoje ela parece que desbotou. Na loja eles me sugeriram justamente passar a borracha branca, mas não dá mais, desbotou generalizado :( #dramas.
4. Todo e qualquer experimento que você fizer, seja com um produto novo ou alguma coisa de leve, faça um teste antes no interior ou fundo da bolsa, porque aí já previne de qualquer surpresa.
5. Mancha de jeans é um clássico e irrita muito! Se você anda muito tempo com ela colada no seu jeans fica manchado e um lenço demaquilante passado levemente ajuda a tirar a mancha de leve (exceto se a bolsa for de camurça).
6. Bolsa de camurça, item delicado e que uma mancha não passa despercebida. Ela não deve entrar em contato com água e muito menos óleo, em nenhum momento. Existem escovinhas pra esse tipo de material ou você pode pegar uma escova de dente suave para manutenção e imprevistos.
7. Não corra o risco do couro quebrar, se sua bolsa for muito antiga, isso pode acontecer. Existe um condicionador de couro (pode ser encontrado em loja de sapato), mas ele só funciona como prevenção, se você sentir que sua bolsa já está desgastada, use!
8. Não deixe sua bolsa exposta ao sol por muito tempo. Quem tem que bronzear é você e não ela. O sol desgasta e desbota a cor de um dia pro outro. Outro dia deixei um scarpin pink de camurça na varanda e no dia seguinte ele era rosé acinzentado, juro.
9. A maneira que você guarda sua bolsa não é frescura! Os saquinhos de pano não vem com ela à tóa, eles estão ali para serem usados. Se você perdeu o seu, uma fronha de algodão ajuda na proteção. Never nunca jamais guarde-as em sacos de plástico ou vinil! Ah, e quando for guardá-las por um tempo, enche-as com papel, encharpes, lenços para elas não perderem a forma (eu tenho uma Chanel MURCHA, murcha, porque eu não fiz isso ok).
10. Além disso, recorra sempre à marca que você comprou a bolsa pra tirar dúvidas de manutenção e até resolver algum probleminha, ela também é responsável pelo produto (e qualidade) que vende! Um sapateiro de confiança também funciona pra ajustes e correções, enfim, cuide bem da sua bolsa pra ela de fato passar de mãe para filha :)
Se você tiver algum segredinho imperdível pra resolver problemas nesse quesito, contaí!
amei suas dicas
bjs lindona
Acho q cuido melhor das minhas bolsas do que das minhas plantas, rs!
Amei a dica da borracha branca <3
Ai The, pior que minha mãe pendurou minha bolsa pela alça em um pino de segurar chapéu, daí ela ficou de lado e não há cristo que desentorte minha alça agora :'( (é aquelas alças de couro bem grossinhas sabe?)
Tô desolada, já tirei ela desse gancho, voltei a usar pra ver se ajeita mais ainda tá tortinha…
Então acho que essa é outra dica que eu incluiria, NÃO GUARDAR A BOLSA EM COISA DE PENDURAR se ficar muito tempo ali estraga!!!
ja tentou passar ferro? funciona com couro mais fino mas nunca testei com couro grosso. coloque um pano leve pra não queimar
Eu sempre tiro manchas de caneta do meu sofá (eu uso bic de palito de cabelo e esqueço) com álcool e um paninho. Funciona! Pode dar certo para bolsas…
Se for de couro eu não recomendaria, pode resseca-lo e acabar quebrando. bjs
Oi The!!! Gostei do post! Sou hiper super cuidadosa com as mingau bolsas. São preciosidades para mim. Mas não só elas mas também sapatos. Cuido deles também. Hoje em dia não dirijo mais de sapato de salto, qdo eu entro no carro eu tiro e pego um sem salto q tenho dentro do carro só para dirigir. Pq se não a parte detrás do sapato estraga e acaba mesmo. Sempre q chego da rua limpo eles. Afinal, quero q meus louboutins, Chanel, Dior, manolos e Valentinos durem. Assim como as bolsas!!! Vc sabe como limpar as bolsas Chanel? Eu tenho uma amarela q está começando a ficar sujinha.., ? Abs
Adorei o post. Você podia fazer como cuidar dos sapatos também, principalmente os de camurça. Tenho muita dificuldade de mantê-los dignos. Beijos!
Preciso de ajuda! Caiu vinho tinto na minha bolsa. Não sei como tirar e é de couro :(
Preciso de ajuda! Caiu vinho tinto na minha bolsa. Não sei como tirar e é uma bolsa saco de couro :(