O que você considera uma maquiagem perfeita? Bom, a Fabiana Gomes, maquiadora sênior da MAC, tem uma visão muito precisa de uma maquiagem certeira e que foge um pouco do que imaginamos – e às vezes almejamos – dos tempos de Kardashians e tutoriais exagerados por aí.
Na última semana, participei de uma masterclass da MAC com a Fabiana aqui no Rio e foi uma aula transformadora no quesito maquiagem. Estamos tão condicionados a ver um tipo de make que em muito foge da nossa realidade – e até mesmo habilidade – que é bom ouvir de uma sumidade no assunto que a definição de perfeição é muito próximo da gente.
Postei alguns highlights no Stories, mas a conversa rendeu muito que trago pra cá alguns pontos que a expert compartilhou com a gente, logo, compartilho com vocês!
PELE DE CRIANÇA
No quesito pele, o elogio ideal, segundo Fabi, é alguém exaltar a sua pele e não querer saber o id da base que está usando. Ela revela que, apesar de incríveis, os tutoriais de maquiagem geralmente focam numa pele pesada e nada prática, enquanto na vida real, o foco deveria ser na pele real, com inspiração numa pele de criança, “Natural e com glow”, define a maquiadora.
E qual base Fabi recomenda? Dentre suas favoritas da MAC, a Matchmaster é ótima no quesito cobertura, agora se você curte o glow factor, aí vem o segredo “misturar na mesma proporção a base Matchmaster com o Prep+Prime Natural Radiance, o resultado é uma pele naturalmente iluminada” garante. Na aula, apliquei com o primer e notei que a misturinha não dá só brilho, mas uma uniformidade à pele, já adotei essa dupla pra vida.
Na hora de aplicar a base, ela revela outros truques que fazem a diferença e deixam a maquiagem com cara de profissional. Passe o produto sempre do centro do rosto pra fora, pois é justamente nessa região (olheira e ao redor do nariz) que estão as manchinhas que precisam ser escondidas. Se você gosta de muito cobertura, vale aplicar com batidinhas por todo o rosto, mas se você quer uma base mais leve, pinceladas mais largas garantem o acabamento natural.
O DRAMA DA OLHEIRA
Esse é um drama particular meu e fiz várias perguntas à Fabi sobre o tema. E uma das maiores reclamações no quesito, talvez a culpa seja nossa: corretivo que craquela. Segundo a maquiadora, a culpa não é dele, mas sim da gente que não hidratou a região direito. Ela revela que se a pele estiver desidratada, não vai ter corretivo potente que resolva, é preciso cuidar da pele antes de começar a aplicar a maquiagem.
E na hora de aplicar o corretivo vai mais um segredo da expert, “Busque sempre uma luz frontal ao seu rosto, nem que seja a do celular, é importante não ter nenhuma sombra vindo de nenhum lado a não ser o da frente. Ao final do corretivo, vale fazer uma cabaninha sobre os olhos pra saber se está tudo ok”.
Uma das minhas dúvidas foi em relação a olheira funda. A minha nem é muito escura, mas é funda e enquanto não tenho coragem pro preenchimento, o que fazer? E Fabi me deu a dica: “Prep+Primer Highlighter“, segundo ela, a canetinha iluminadora ajuda a atenuar a sombra causada na região e deixar o olhar mais aberto.
E ela encerra o quesito pele passando pó, mas não em todo o rosto. Ela conta que esse é um hábito muito comum entre as brasileiras e que precisa ser quebrado, o foco do pó precisa ser apenas em áreas como olheiras e testa, de resto, o brilho natural da base vai garantir uma maquiagem mais bonita.
FOCO NOS OLHOS
Depois da pele perfeita, foco nos olhos! Eu pedi ajuda numa questão que também é minha particular, mas que certamente pode ser de muitas: olhos caídos. Meus olhos são expressivos (pra não dizer grandes) e dependendo da forma que passo lápis ou sombra eles ficam com aspecto caído, eis que Fabi revelou um mini truque pra fugir dessa impressão: começar delineando a parte inferior dos olhos e direcionando pra cima, com isso você pode guiar sua linha na hora de estender esse delineado ou sombra. Eu testei logo depois e não é que ajuda mesmo, já estou colocando em prática!
Agora outra diquinha pra região que não conhecia e adorei: primer cimento! A Fabi falou do primer sensação que faz a sombra durar o dia tudo, o 24h Eye Extend Base.
PROBLEMATIZANDO O CONTORNO
E o famigerado contorno é assunto polêmico entre os maquiadores profissionais, enquanto uns amam, outros questionam a técnica (não tão ~inventada pelas kardashians assim). Já a opinião da expert nos faz questionar um pouco além e ver que, apesar de ajudar no quesito autoestima de muitas mulheres, o contorno também pode ser mais uma ferramente que nos deixa refém de um padrão de beleza do ocidente. Eu, apesar de adorar a técnica, tenho gostado mais de outros estilos (como o sunstripping que postei aqui) e acho que de fato estamos entrando numa outra fase e, que ironia, Kim Kardashian e sua KKW estão um pouco atrasadas!
Gostaram das dicas da Fabi?! Vale seguí-la no Instagram pra ficar por dentro não só das novidades da MAC, mas também de uma maquiagem vida real e ainda inspiradora!
Meu sonho ter uma pele sem espinhas pra usar pouca ou nenhuma base :broken_heart:
Adorei! Foi muita satisfatória
Eu já não uso pó no rosto todo tem bastante tempo, aplico só pra selar o corretivo e nas áreas centrais do rosto que geralmente ficam mais oleosas. Eu não gosto daquela sensação empoada demais sabe? Pra quem precisa do pó por causa da pele oleosa, dar aquela espirradinha de Fix + no final pra dar uma assentada melhor e diminuir o aspecto ressecado do pó também é vida.
Sempre fui do time beleza natural, só faço contorno muito raramente e para me divertir mesmo. Adorei o “elogio ideal, segundo Fabi, é alguém exaltar a sua pele e não querer saber o id da base que está usando”. Sobre, há muito que só uso na região T e nas olheiras, mesmo assim, há mais de um mês abandonei, pois minha pele estava/está ficando mega esquisita com pó.
As dicas foram ótimas, pra mim, principalmente, que tenho buscado um look mais natural.
Adorei, bem legal :high_heel: :kiss: :smirk:
Defendo o contorno tbm, amooo♡ em especial agora com o lançamento de contornos e iluminadores da Vult
amo sou esse tipo de maquiagem, mas me sinto mt julgada, mesmo q nos red carpets as mulheres estão na maioria de make leve e flawless a gente sabe q formatura, casamento e afins aqui no br a vibe é outra. A galera sempre ta pesadona. Eu paguei uma maquiadora pras minhas fotos de convite e fiquei na bad de quanto a maquiagem ficou carregada. Lá fora essa maquiagem de instagram tb é realidade pra vida de festa? Eu queria super ir mais leve na minha formatura, mas e o medo de ser julgada? #ajudeThe hahahaha
Acho muito divertido esta questão da problematização do contorno. É legal ver que ainda existem coisas diferentes a serem exploradas no mundo da maquiagem. É legal brincar, se sentir bonita, ousar, mas nem sempre isso significa que tem que fazer contorno. :kiss: