Estamos no meio da luxuosa temporada de Cannes, um dos principais festivais de cinema do mundo. Estatuetas, luxo, glamour, ostentação. O tapete vermelho recebe os nomes mais famosos e poderosos do universo e, ao mesmo tempo que filmes são premiados, vemos os vestidos mais deslumbrantes feitos pelos mais nobres estilistas em atividade.
Tudo muito bom, tudo muito bem, mas… reza a lenda algo muito retrógrado, pra não dizer machista: a organização proíbe que as mulheres atravessem o red carpet usando rasteirinha e sapatos flat em geral. A regra não é escrita, mas é um dresscode velado do festival e que faz parte da tradição de décadas. O evento está em sua 72ª edição e já estava mais do que na hora das mulheres mudarem essa ultrapassada formalidade.
Há 2 anos, alguns fatos chamaram a atenção da mídia acerca do tema. Várias produtoras foram barradas por usarem salto baixo, uma delas, inclusive, tinha um dos pés amputados. Logo após o incidente, Julia Roberts, em sinal de protesto, atravessou o tapete descalça. Daí, imediatamente os organizadores do evento vieram a público se desculpar e contemporizar a situação.
Dizem que de 2017 pra cá, o tal dresscode ficou mais flexível, produtoras e nomes que chamam “menos atenção” dos fotógrafos já conseguem entrar com sapatos mais baixos e fica tudo bem. Mas um fato que aconteceu ontem em Cannes reacendeu o debate, não só do dresscode, mas especialmente dos limites dos saltos vertiginosos, tudo pelo fashionismo?
Kristen Stewart tirou seu Louboutin dos pés no meio do tapete e subiu as escadas rumo à sessão de cinema. Isso não é lá muito novidade em se tratando da atriz que, por muitas vezes, já tirou os sapatos durante premiações, isso quando não foi de tênis mesmo e pronto, Kristen é muito autêntica. Nessa ocasião, não foi dito oficialmente se essa atitude dela tenha sido alguma forma de protesto. Kristen Stewart simplesmente não se sente confortável de salto alto e tá tudo bem.
Obviamente que tirar o sapato no meio de milhares de fotógrafo, no evento mais badalado do mundo, já é um manifesto por si só. Se isso é algo forçado por seu PR apenas pra causar e gerar pautas e fotos, jamais saberemos, mas o fato é: é preciso rever toda essa obrigação de sair com salto 12 por aí.
Ano passado mesmo, postei sobre a minha condição ortopédica rs e de quanto estou cada vez menos usando saltos altíssimos, não só pelo conforto, mas por questão de saúde mesmo. Por outro lado, nem a rasteirinha é a solução pra mim, mas sim saltos baixos, 5cm, kitten heels, salto bloco. A ideia é tentar desconstruir a política do 12 cm ou nada.
Para Cannes, uma boa sugestão de como é possível ter uma rasteirinha ou sapatilha e ainda harmonizar bem com um belo longo. Pra gente da vida real, a montagem acima inspira e mostra que não é apenas possível, mas sinal de conforto, personalidade e estilo.
No caso específico da Kristen Stewart, talvez ela até goste de salto, ache bonito, mas não se sinta confortável na hora h. Quem nunca viu um salto lindíssimo, comprou, usou e não se habituou? Mas tão bonito de rosto.
Já no quesito técnico de styling e sua relação de amor x ódio com Louboutin (que sabemos que não é o sapato mais confortável do mundo), não temos conhecimento se existe um contrato (isso é super comum) que a faz usar a marca assim de forma extenuante, já que ela segue com seus scarpins indefectíveis da sola vermelha. Lembrando que a atriz é embaixadora oficial da Chanel e taí sapato confortável e com vários tipos de salto.
Não sabemos o motivo pela qual ela não diminui a altura dos saltos, mesmo aparentemente se sentindo desconfortável com a maioria deles, ainda mais Kristen sendo tão “free spirit” e nada “fashion victim”. Jornalisticamente falando, tenho curiosidade, mas isso é o de menos, no mais, que gestos oficiais como o da Julia e involuntários como o da Kristen, ajudem a tirar o estigma da obrigação de usar salto alto o tempo todo.
Seja no tapete de Cannes ou na pedra portuguesa perto da sua casa, salto alto é lindo, mas é opcional.
Sempre direta e no ponto!
Demais! :clap: :clap: :clap:
Arrasou na matéria, Thê! Eu confesso que sou a louca dos saltos, gosto muito, quanto mais algo melhor, mas sempre procuro estar confortável com aquele que eu to usando porque pra mim não funciona muito usar algo que grite desconforto pra ficar com um look legal.
*mais alto
Free pezinhos!!
Amei as fitos da montagem, da muito pra ir sem salto em festa!
QUE HINO DE POST! Eu acho que ela tirou os sapatos por conta da chuva, mas independentemente do motivo amei a atitude! RAINHA
isso mesmo, nos deixem usar o sapato que queremos, e tb sempre lembrar dos saltos esquecidos, como os blocks e baixinhos!
Super post ❤️
Amei as fotos de inspiração.
Eu até gosto de salto, mas não sou de usar e quando uso, não consigo ficar muito tempo com eles.
É tão arcaico a mulher ser obrigada a usar um certo sapato.
Amei o post. Direta ao ponto, como sempre! <3
amém fashionismo!
Eu tenho apenas um salto alto e é anabela. De resto só rasteiras e tênis.
Não dá, acho lindo, mas não consigo, 5 minutos depois e estou quebrada, nem consigo caminhar mais rs
Marion Cotillard usou botas acetinadas, com pérolas, porém flat para um evento também… talvez seja a pauta entr as atrizes no festival, combater essa tal regra
Eu amo salto e uso muito, mas sou totalmente a favor de que cada um use o que bem entender…mesmo se for um tênis All Star em pleno red carpet.
AMEI O POST ❤ Mas The, eu vi uma entrevista dela em uma tv francesa dizendo que tirou os sapatos por que nessa exata hora que ela estava no red carpet a chuva aumentou (já estava chovendo) e aí ela tirou os sapatos por medo de escorregar! Tem um video que você pode até ver ela dando uma corridinha quando chega na escada
AMEI o post! Esses dias eu tinha um mega casamento e era madrinha. Comprei o vestido longo da minha vida, e quando fui fazer a barra.. cortei para sapatilha!
As vendedoras choraram sangue quando falei como ia usar, e as costureiras da loja levaram 2 provas para finalmente cortar, porque achavam que eu ia mudar de idéia.
Foi a melhor decisão que tomei! Fiquei TÃO livre a festa inteira, foi maravilhoso!
Massss, o vestido tinha a saia mais rodada e não aparecia o sapato. Não fui tão ousada assim, de deixar aparecer um sapatão flat.
Quem sabe no futuro, quem odeia salto e gosto de seguir um dress code, não fique mais livre para escolher algo que não salto!
Ótimo post!
Eu acho lindo salto, mas mto desconfortável!
Tenho usado os bloco para o dia a dia!
Trabalho com casamento e acho o máximo quando as noivas casam de tênis / flat, respeitando seu estilo!
depois saíram infos de que o que ela fez foi um protesto mesmo, mas de qualquer forma, acho essa obrigação do dress code extremamente chata. que bom que mulheres estão percebendo como isso é péssimo e fazendo coisas, mesmo pequenas, que chamam a atenção pro problema
A obrigatoriedade do uso do salto é machista e antiquada. Como você mostrou nesse post da pra ser bem elegante com uma rasteirinha. Eu uso salto pq eu amo, mas não me sinto nem um pouco refém já que como bela carioca que sou uso muito a velha havaianas.
Que tanto de inspirações bonitas!
Anos atrás, quebrei a patela e não pude usar salto durante um tempo. E tinha de ir numa formatura que exigia um dresscode. Aí arrumei um vestido longo, mas não arrumei nada flat que combinasse. Mas fui assim mesmo com o que tinha em casa mesmo kk
como sempre, otimo post The! passando as infos e sua opiniao de forma bem franca e seria!
concordo em tudo! haha e as fotos de looks com sapato baixo estao lindas, otima inspiracao!
beijos!
Amei essa matéria eu já usei muito muito salto meus scarpins ainda estão no meu armário , mas de uns 4 anos pra cá só compro scarpin e sandálias de 5 cm de altura e acho um luxo e é outro mundo o mundo do comforto .
Amoo suas pautas ❤️
É ridícula essa obrigatoriedade de usar salto alto
que post maravilhoso! ainda não desapeguei do salto em eventos, até pq sou bem pequena, mas é um absurdo obrigar as pessoas a usarem quando não se sentem confortáveis!
Amo salto e gostaria de usar, mas odeio usar, sinto dores e não consigo andar. Se fosse famosa nessas premiações só ia de sapatilha mesmo e estava bom demais.