Cor e moda sempre andaram lado a lado e não digo só no quesito cor de roupa, mas muito na questão branding e o poder que uma cor, sem nenhuma palavra ou símbolo, pode indicar o nome de uma marca.
Acredito que a cor com “nome próprio” mais famosa do mundo é o azul da Tiffany, mas o vermelho da Coca-Cola é indefectível, o vermelho e amarelo do McDonalds abre até apetite, o rosa Barbie é praticamente uma dedução automática. Na história mais recente, marcas já surgem em busca de sua cor própria, como o rosinha da Glossier que pautou uma era millennial e mais recente ainda, a Ginger, da Marina Ruy Barbosa, que surgiu com um laranja já indefectível e praticamente registrado em cartório.
Onde eu quero chegar com tudo isso? Na cor do ano, e ela não foi escolhida pela Pantone, mas foi uma sucessão de fatores da bem sucedida Bottega Veneta que, como quem não quer nada, viralizou com seu VERDE BOTTEGA.
Como definir o verde bottega? Um verde bandeira. Ele é saturado, intenso, forte. É elegante e tem um quê irreverente (verde né, não é das cores de roupa mais clássicas). Pra mim ele tem uma mística, sabe? Algo impetuoso, cheio de personalidade.
Há alguns anos, desde a chegada de seu novo estilista, Daniel Lee, a marca italiana de couro, que sempre foi mais low profile, despontou como marca sensação e desejo absoluto. A estética minimalista e os elementos altamente viralizáveis foram visto em famosas, influenciadoras, feed do insta e pin do Pinterest. Em qualquer loja que você for – especialmente as de bolsas e calçados, 90% delas tem reproduções de itens da Bottega, ou seja, essa bolha estourou e a onda italiana virou mundial. Agora essa onda é verde!
Na última coleção de inverno, a marca fez uma desfile e nela, como quem não quer nada, tinha um ou outro look verde. Daí foi só correr pro abraço, roupa, bolsa e até a shopping bag da marca, o tom verde se espalhou com louvor!
E como tudo em tempos digitais, o modismo se espalha rapidamente, ainda que de forma sutil, como nesse caso. O lado bom dessa tendência é que ela, por incrível que pareça… é democrática! Enquanto uma bolsa Bottega não sai por menos de R$12.000, um verde Bottega pode sair por milhares de dígitos a menos, basta ter sorte ou seguir o fashionismo vigente e aguardar como a cor pode vir em outras marcas, especialmente as fast fashions!
Acha que a onda verde é por acaso? Que nada, Bottega está levando a seríssimo. Recentemente eles inauguraram em Seoul, na Coréia do Sul, uma instalação imersiva chamada “The Maze”. O local, claro, é totalmente verde e surgiu do nada no meio de um estacionamento e tem referências ao mundo do video game. O tour reforça a estética minimalista e comedida da marca (sabia que eles deletaram seu Instagram?) e também o verde que já virou marca registrada e pode ser considerada a cor do ano!
Comprei ano passado uma bolsinha verde bottega na SheIn por 70 golpes!! Tô muito trendsetter!
Tenho visto muitooo verde por aí! Tanto esse bottega quanto outros! Será que vem aí cor de 2022? Amo!!
Amei esse verde! Quase tão bom quanto o Red Valentino que pra mim é a melhor de todas as cores!
Amei esse verde! Quase tão bom quanto o Red Valentino que pra mim é a melhor de todas as cores!
Eu AMO essa cor!! Tenho um recorte de revista do começo dos anos 00 da Mariana Ximenes vestindo um vestido de festa verde, perfeito! E é exatamente esse verde bottega.