História

 

 

O Fashionismo foi criado em março de 2008, numa época onde ele era apenas um hobby aleatório e a arquitetura era minha ocupação vigente. Ele foi criado no intuito de suprir uma carência feminina de falar de assuntos de mulher em meio a um trabalho cansativo – e machista – onde só se falava de concreto armado e futebol.

Com o tempo, o blog foi tomando conta do meu dia (principalmente da madrugada), da minha cabeça e, sem nenhum clichê, do meu coração. Depois de uma temporada de 5 meses de trabalhos e estudos em Nova York, o blog se tornou minha ocupação oficial. Dedicação integral e completa, praticamente 24 horas por dia – já que dormir não é meu forte.

Ao longo desse período, o blog sempre abordou assuntos femininos e do nosso cotidiano de maneira leve, despretensiosa e eventualmente divertida! Fala-se de moda, tendência, celebridades, beleza e, é claro, decoração e arquitetura, numa página especial, o #Decorismo.

Em 2011, o blog entrou pra Rede F*Hits, que reúne alguns dos principais blogs de moda do país. Recentemente foi eleito pelo site Signature 9 como um dos 99 blogs de moda mais influentes do mundo. Nesses 3 anos , o blog continua abordando temas do universo feminino de maneira simples e pessoal, sempre focando numa escrita atraente e divertida.

É um papo de amiga pra amiga, afinal, blogueira nada mais é a amiga que resolveu fazer um blog e compartilhar suas dicas e pensamentos, e o Fashionismo nada mais é que isso, papo de amiga!

Significado do tal do Fashionismo

vogue-afeast-01

Antes de criar esse blog, fiquei alguns dias pesquisando um nome legal e tal, até que surgiu o nome fashionismo, e como nada melhor apareceu, achei esse  nome forte o suficiente e disponível no domínio do wordpress!

Mas depois andei pensando no significado da palavra fashionismo, primeiro tentei desmembrá-la para entender. Bom, fashion, todo mundo sabe, é relativo a moda, o que está na moda e etc… e o sufixo ismo, primeiramente, designa uma concepção, um conjunto de idéias, de doutrinas, mas, ultimamente também tem significado algo como exagerado e excessivo. Mas para mim, misturado à essa primeira designação oficial, cria-se um neologismo (fashionismo não consta no dicionário) que significa uma doutrina da moda, conjunto de princípios básicos e fundamentais para a…moda!

O que simplificando tudo é um conhecimento básico sobre o mundo fashion, o que traduz a proposta despretensiosa desse blog, porque nunca fiz faculdade de moda (tá, fiz 1 semestre só) ou parecido, sou arquiteta metida a falar de moda e tudo que gira em torno dela.

Mas andei lendo por aí que algumas pessoas classificam a palavra fashionismo da segunda maneira, como algo over, exagerado ou excessivo, praticamente um fashion victim (quem nunca foi que atire a primeira pedra). Mas caso queiram usar essa opção, notem que a palavra fashionismo pode ser adequada a um contexto muito existente no tal mundo fashion, como nos desfiles (haute couture, por exemplo), no qual ele é feito para ser um fashion show, algo para se contemplar, mostrar tendências, divulgar e não chegar lá e usar. Assim como diversos outros casos.

Enfim, analisando a palavra em si, prefiro considerar o termo fashionismo numa simples concepção sobre a moda, e cada um tem a sua própria concepção sobre aquilo que usa, compra ou simplesmente admira. Você decide!